Adaf participa de audiência pública sobre os desafios do setor agropecuário como zona livre de febre aftosa

No sentido de mostrar as prospectivas do reconhecimento do Amazonas livre de febre com vacinação, pelo Ministério de Agricultura,Pecuária e Abastecimento (Mapa), em dezembro, Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), orgão integrante da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), participou de audiência pública sobre: ” Os desafios do setor agropecuário no Amazonas com a conquista do status de livre de febre aftosa com vacinação”, nesta quinta-feira, 15. O evento foi realizado, Miniplenário Cônego Azevedo, localizado nas dependências da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM).

“Precisamos reforçar manutenção do Amazonas contra a febre aftosa. Pleiteamos agora o reconhecimento internacional e temos várias metas para cumprir. Com esse feito  poderemos exportar nossos produtos e subprodutos de origem animal para todo o país e mundialmente”, destacou o diretor-presidente da Adaf, Sergio Muniz.

Em maio a Adaf vai parcipar da 86ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal – OIE. De acordo com o Mapa, OIE recomendou que o Brasil seja reconhecido como livre da febre aftosa com vacinação aos 180 países integrantes da OIE. Com isso, 25 estados e o Distrito Federal tendem a ser declarados livres da aftosa com vacinação pelo organismo internacional. Amazonas está incluso. Santa Catarina é reconhecida pela OIE como livre da doença sem vacinação desde 2007. A decisão deverá ser anunciada na assembleia geral da entidade a realizar-se em Paris de 20 a 25 de maio, e o certificado de país livre de aftosa será entregue no dia 24.

Participaram do evento, o diretor presidente da Adaf, Sergio Muniz, agentes fiscais agropecuário da entidade, técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável (IDAM), o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, o presidente do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária e Florestal do Amazonas (Sinfagro), Christiaan Barnard, o deputado estadual e presidente da Comissão de Agricultura,Pecuária,Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (COMAPA), Dermilson Chagas e o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV).

 

 

 

 

 

Fotos: Marcio Gleyson e Joao Machado/ALEAM