Manaus, Sábado, 20 de Abril de 2024

Adaf e Visa Manaus apreendem mais de 21 toneladas de produtos cárneos impróprios para o consumo

09:28 - 23/01/2023

Operação aconteceu na última sexta-feira (20/01), no bairro Cidade de Deus

Mais de 21 toneladas de carne bovina e de frango com validade vencida foram apreendidas em um estabelecimento no bairro Cidade de Deus, zona Norte de Manaus, na sexta-feira (20/01). A operação foi realizada em conjunto pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e pela Visa Manaus. Os produtos impróprios para consumo foram descartados no aterro sanitário.

O estabelecimento, um entreposto de produtos cárneos, foi notificado pela Adaf pois também estava fracionando produtos sem licença para esse tipo de atividade. A empresa tinha licença do município apenas para estocagem e venda no varejo, sem nenhuma manipulação, mas, diante dos fatos, a licença foi suspensa até que se regularize.

O fiscal de saúde médico veterinário Augusto Kluczkovski, da Visa, explica que o local tinha uma licença para comércio varejista de alimentos. “Só que ele estava exercendo outras ações, que são a manipulação e fracionamento. São atividades que aumentam significativamente o risco do produto. Precisa de licenciamento. Por isso ele entrou na ilegalidade”, detalhou.

A fiscal agropecuária, médica veterinária Lilian Toffanetto, explica que a fiscalização sobre o comércio varejista cabe à Visa Manaus, enquanto a Adaf fiscaliza a industrialização dos produtos de origem animal para assegurar que são manipulados e processados segundo as normas vigentes, visando à proteção da saúde pública.

O diretor-presidente da Adaf, José Omena, destaca que a agência está sempre a postos para atuar em ações que zelam pela saúde pública e pela segurança alimentar da população. “Nosso papel é garantir a inocuidade dos produtos de origem animal que chegam à mesa dos amazonenses, e temos na Visa Manaus uma grande parceira nesta missão no campo do varejo. Os estabelecimentos devem ter compromisso com a qualidade dos produtos que fabricam e precisam seguir as normas sanitárias e de biossegurança”, destacou.

Denúncias – Denúncias sobre este tipo de irregularidade em estabelecimentos comerciais que atuam no varejo podem ser feitas à Visa Manaus pelo número (92) 98842-8481 ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.