Manaus, Domingo, 28 de Abril de 2024

Adaf abre inscrições para curso de certificação fitossanitária

12:03 - 18/08/2023

Atividade terá duração de três dias e será realizada de forma on-line

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) está com inscrições abertas para o 5º Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC). As inscrições podem ser realizadas de 21 a 27 de agosto por meio do endereço: bit.ly/cursogdv.

 Organizado pela Gerência de Defesa Vegetal (GDV), o curso tem o objetivo de promover a habilitação destes profissionais em relação às pragas quarentenárias presentes: Moko da Bananeira – Ralstonia solanacearum raça 2 e Sigatoka Negra – Mycosphaerella fijiensis.

 O curso será realizado de 29 a 31 de agosto, na modalidade on-line, por meio do Google Meet, e contará com avaliações presenciais na capital e nos municípios de Boca do Acre, Humaitá, Parintins e Tefé. O investimento é de R$ 215, e será recolhido por meio de depósito bancário.

Podem se inscrever na atividade engenheiros agrônomos com registro profissional em dia no conselho de classe. Conforme o Edital nº 001, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE-AM), na quarta-feira (16/08), estão sendo oferecidas 50 vagas. Dúvidas podem ser esclarecidas junto à Gerência de Defesa Vegetal (GDV), por meio do telefone (92) 99390-1750 ou pelo e-mail gdv@adaf.am.gov.br.

O CFO e o CFOC são documentos oficiais que comprovam a condição fitossanitária da origem de um produto agrícola ou de suas partes, com objetivo de prevenir a disseminação de pragas dentro do estado. O CFO certifica o produto vegetal na unidade produtiva (propriedade rural) e o CFOC certifica na unidade de consolidação (beneficiadora, processadora ou embaladora).