Manaus, Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2020

Adaf adota mudanças no funcionamento das Unidades de Sanidade Animal e Vegetal no interior

15:26 - 26/03/2020

Visando zelar pelo bem-estar de seus colaboradores, de forma a evitar a disseminação do coronavírus (Covid-19) no estado, e levando em conta o atendimento direcionado a produtores rurais, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) adotou durante esta semana mudanças no funcionamento das atividades em sua Central na capital e nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior, considerando ações indispensáveis para a manutenção dos procedimentos de defesa agropecuária relativos a saúde animal, sanidade vegetal, inspeção de produtos de origem animal, cadastro e fiscalização de agrotóxicos.

Devido ao cenário, a agência irá restringir, temporariamente, o atendimento presencial ao público, ressaltando que atividades de caráter emergencial podem ser agendadas previamente a partir desta quinta-feira (26/03), com os devidos cuidados e atenção para que não haja prejuízos dos beneficiários. A Adaf esclarece ainda que quem estiver interessado em dar entrada em documentos administrativos, ofícios e requerimentos, os mesmos poderá protocolar o material pelo e-mail gabinete.adaf@gmail.com.

Serviços essenciais – Atividades e ações da defesa agropecuária consideradas essenciais da Adaf serão mantidas normalmente, em consonância com as orientações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e com o Decreto Estadual nº 42.101, de 23 de março de 2020, que determina medidas complementares temporárias para a emergência de saúde pública de importância internacional.

A exemplo da prestação de serviços da Adaf, estão mantidas as atividades de fiscalização nas Barreiras de Vigilância Agropecuária (BVAs) terrestres, por se tratarem de rodovias federais e que estão relacionadas ao resguardo do patrimônio agropecuário, ao abastecimento de alimento no estado, além do controle e prevenção de pragas de importância social e econômica. Para as equipes que atuam nas barreiras, a Adaf disponibilizou kits de higiene especial.

O diretor-presidente da Adaf, Alexandre Aráujo, reforça ainda que a campanha de vacinação “Amazonas sem Febre Aftosa”, que teve início no dia 15 de março em 41 municípios do estado, prosseguirá com o seu calendário até o dia 30 de abril. Ele explica ainda que as atividades do Serviço Inspeção Estadual (SIE) executadas nos abatedouros de bovinos, suínos e aves no estado do Amazonas funcionarão normalmente pelos médicos veterinários da Adaf, que continuarão realizando os exames de ante e post-mortem para garantir um alimento inócuo e evitar o desabastecimento de alimento para a população.

Para os demais serviços da agência, foi adotado o regime de home office ou teletrabalho, cumprindo também o sistema de rodízio de cada escritório.

“É importante mantermos os produtos com Serviço de Inspeção Estadual, resguardando a saúde pública, assim como é importante a manutenção da Campanha de Vacinação de Febre Aftosa, a emissão de Guias de Trânsito Animal que atestam a origem e o destino dos animais, a manutenção das Barreiras Sanitárias, a emissão de Permissão de Trânsito Vegetal atestando a sanidade de vegetais e o controle da comercialização de agrotóxicos. As atividades serão mantidas com adoção do protocolo sanitário, visando evitar aglomerações e cuidados com a higiene pessoal”, destacou o diretor da Adaf, Alexandre Aráujo.

Atendimento ao público externo – Nesse sentido, para garantir o atendimento ao público externo durante a pandemia, a Adaf disponibiliza os contatos de suas respectivas gerências técnicas e os contatos das Unidades da Adaf no interior. O sistema de comunicação, por meio do AdafOUV, estará ativo pelo número (92) 99380-9174 e será mais uma ferramenta de auxílio.

 

Confira a seguir:

 

  • Atendimento referente aos serviços Defesa Animal

Telefone: (92) 99255-5409

E-mail: gda.adaf@gmail.com

 

  • Atendimento referente aos serviços de Defesa Vegetal

Telefone: (92) 99390-1550

E-mail: defesavegetalam@gmail.com

 

  • Atendimento referente aos serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Telefone: (92) 99138-4073

E-mail: gipoa.adaf@gmail.com

 

  • Atendimento referente a Agrotóxicos e Insumos Veterinários

Telefone: (92) 99138-4073

E-mails: adaf.agrotoxicos@gmail.com e cadastro.gaiv@adaf.am.gov.br

 

  • Contatos  das Ulsavs no interior

LISTA TELEFÔNICA ADAF ULSAVS