Manaus, Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019

Adaf alinha parceria com Faea e Fundepec para este ano

11:50 - 22/01/2019

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), alinhou parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea) e com o Fundo de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (Fundepec), durante reunião nesta segunda-feira (21/01), na sede da Faea.

Entre os temas abordados durante a reunião, as ações de defesa nos 13 municípios que vão retirar a vacina contra a febre aftosa para obter status livre de aftosa sem vacinação, a conclusão da implementação da Guia de Trânsito Animal (GTA) eletrônica, a concretização da adesão do Amazonas e a equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISB-POA), além do apoio da Adaf na divulgação do Fundepec e entre outros assuntos.

“Foi uma reunião de alinhamento das demandas do setor privado em relação a defesa agropecuária”, comentou o presidente da Faea, Muni Lourenço.

O diretor-presidente da Adaf, Alexandre Aráujo, adiantou que a ampla divulgação do Fundepec-AM através das Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) e dos Escritórios de Atendimento à Comunidades (EACs), da Adaf no Estado é uma das prioridades desta nova gestão.

“Estaremos fortalecendo essa parceria, mobilizando e conscientizando os produtores rurais para contribuir com o fundo e para que entendam a importância dessa contribuição”, destacou o diretor.

Sobre o Fundepec – O setor privado pecuário do Amazonas, representado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), criou o Fundo de Defesa Agropecuária do Amazonas (Fundepec-AM), uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída por recursos oriundos de contribuições, doações e subvenções de associações de produtores, empresas agropecuárias, industriais, comerciais e de entidades privadas, em favor da melhoria tecnológica da pecuária.

O Fundepec-AM representa um fundo garantidor sanitário destinado à indenização de pecuaristas que tiverem animais sacrificados em decorrência de ações de defesa sanitária no Amazonas e também deverá apoiar os trabalhos de defesa agropecuária do setor público. Atualmente, 2.004 produtores são cadastrados no Fundepec-AM. O maior número de contribuintes está nos municípios de Boca do Acre, Apuí, Humaitá.

Com uma contribuição de R$ 0,50 por animal, bovino ou bubalino, ou por lote ou fração de três animais – caprinos, suínos e ovinos -, o pecuarista terá acesso, entre outros benefícios, a uma espécie de seguro. Isto porque uma das funções do Fundo é efetuar o pagamento de indenizações aos produtores rurais, na hipótese de sacrifício ou abate de animais para fins sanitários, em doenças pré-definidas e aprovadas pelo conselho deliberativo da associação.

No momento de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) exigida pela Adaf, o comprovante de pagamento da taxa de indenização pode ser substituído pelo comprovante de contribuição recolhido em favor do Fundepec-AM, trazendo economia ao pecuarista e continuidade aos direitos indenizatórios

Procedimento – O produtor deve acessar o site www.fundepecam.org.brrealizar o cadastro com dados pessoais, e registrar senha pessoal; emitir boleto bancário; realizar pagamento na rede bancária, banco Bradesco e futuramente pagamento em todos os bancos e apresentar o boleto pago para emissão do GTA.

Mais esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone (92) 3198-8404, pelo site www.fundepecam.org.br ou pelo e-mail:faleconosco@fundepecam.org.br