Manaus, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Adaf apoia iniciativa da OCB-AM em prol de cooperativas exportadoras

15:38 - 21/10/2021

Autarquia participou do Workshop sobre Exportação na Prática para Cooperativas, promovido pela entidade

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) participou do Workshop sobre Exportação na Prática para Cooperativas, voltado para produtores agropecuários do Amazonas interessados em vender seus produtos no exterior. O evento foi promovido pelo Sistema Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB-AM) no Da Vinci Hotel, na tarde de quarta-feira (20/10).

O workshop foi o pontapé inicial da OCB-AM em uma iniciativa para abrir caminhos às cooperativas do Amazonas e viabilizar produtos agropecuários, artesanais e da bioeconomia no mercado externo. Na ocasião, o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo, ressaltou que a autarquia está à disposição das cooperativas para a certificação de agroindústrias de produtos de origem animal.

“Estamos prontos para instruí-los e esclarecer todas as dúvidas para que possam atender todos os protocolos exigidos pela legislação e viabilizar a comercialização de seus produtos de forma correta e segura, através do Serviço de Inspeção Estadual (SIE)”, comentou o gestor.

O presidente da OCB-AM, José Merched Chaar, também destacou a importância da inclusão das cooperativas do ramo agropecuário. “Esse é o pontapé inicial para agregar valor aos produtos regionais, além da melhoria da vida do trabalhador rural. Com a certificação da Adaf, as pessoas irão garantir um produto seguro, de qualidade sanitária indiscutível”.

Merched destaca que o Amazonas já possui cooperativas com enorme potencial exportador, sendo que algumas já são exemplos de sucesso. “Temos a Agrofruti, de Urucará, e outra de Boca do Acre, que exporta óleos essenciais. São demonstrações concretas de que é possível. O caminho para que se consiga dar uma qualidade de vida melhor para o nosso trabalhador rural cooperado é esse; exportar”, disse.

O diretor-presidente da Adaf também ressaltou o papel fundamental da Agência nesse processo. “Quem compra sempre quer um produto inócuo, de qualidade sanitária indiscutível. A certificação da Adaf, garantindo a qualidade sanitária desses produtos, abre portas”, finalizou.

FOTOS: Joubert Lima