Manaus, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

ADAF apreende 1, 7 mil doses de vacina contra febre aftosa em Eirunepé  

15:43 - 13/04/2018

 

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), órgão integrante do Sistema Sepror apreendeu 1, 7 mil doses de vacinas de aftosa que estavam sem controle de temperatura, em um estabelecimento comercial do município de Eirunepé, distante a 1940 quilômetros de Manaus. A ação faz parte do trabalho de fiscalização periódica voltada aos programas de sanidade animal no Amazonas.  A apreensão aconteceu na manhã desta sexta-feira (13/04).

Segundo o órgão, a vacina deve ser mantida em geladeira (temperatura correta de conservação entre 2° e 8° C). Dentro desse trabalho a Adaf realiza a supervisão do controle de vacinação, controle de estoque e o armazenamento das vacinas. “Nesse sentido se o produtor comprasse essas vacinas, que estavam acima da temperatura ideal, elas não teriam nenhum efeito de imunização no rebanho”, explicou o gerente de defesa animal da Adaf, Diego Laner.

Defesa animal: De acordo com o diretor-presidente da Adaf, Sergio Muniz esta atividade faz parte das ações de defesa sanitária animal para promover a erradicação da doença em todo o Estado, de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa(PNEFA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que tem como estratégia principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Campanha Amazonas sem Febre Aftosa: O Estado do Amazonas está na primeira etapa da campanha “Amazonas sem Febre Aftosa”. A campanha iniciou no dia 15 de março e segue até o dia 30 de abril. Após o fim do prazo estipulado que encerra a campanha, os produtores terão mais 15 dias para notificar junto aos escritórios da Adaf e do Idam a vacinação do rebanho.

Cuidados com a vacinação: O produtor deverá vacinar o seu gado de forma correta e nas datas previstas no calendário estadual de vacinação. As vacinas podem ser adquiridas em lojas autorizadas pela ADAF ou IDAM (de acordo com o município). Para transportá-las, use uma caixa térmica, coloque três partes de gelo para uma parte de vacina. Não guardar as vacinas em congelador. Manter a vacina armazenada no gelo até o momento da aplicação. O processo de vacinação deve ser conduzido de uma maneira tranquila, de preferência nos horários mais frescos do dia. Agite o frasco antes de usar e aplique a dosagem certa em todos os animais: 5 ml. A aplicação adequada é na tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele.