Manaus, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Adaf apreende 850 quilos de frango transportados de forma irregular  

19:03 - 09/04/2021

Uma carga com 850 quilos de frango, sem nota fiscal e transportada de maneira irregular, foi apreendida e destruída pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), nesta sexta-feira (09/04), em Humaitá. Os produtos representavam grande risco de contaminação, o que impossibilitou que fossem doados para instituições. 

A carga foi interceptada na madrugada de hoje, pelos fiscais da Barreira de Vigilância Agropecuária, e tinha saído de Porto Velho (RO) com destino a Lábrea. As 49 caixas de frango (850 kg) estavam acondicionadas em um caminhão sem refrigeração e não tinham nota fiscal.  

“Qualquer produto de origem animal que esteja fora da temperatura de armazenamento tem alto risco de causar infecção alimentar. Os frangos não estavam na temperatura ideal, já estavam descongelando, com muita água, por isso não tinham condições de doação”, explicou a fiscal agropecuária e médica veterinária Patrícia Merlini. Os produtos foram incinerados no matadouro municipal e o transportador foi autuado, sendo aplicada uma multa de R$ 300.  

A ingestão de produtos contaminados pode causar infecções alimentares, com dores e desconfortos abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e febre, entre outros sintomas. 

A Adaf atua nas barreiras fixas e volantes para proibir o trânsito de produtos e subprodutos irregulares, com a finalidade de preservar e proteger o patrimônio agropecuário e o meio ambiente, além da saúde pública.  

Qualquer pessoa pode denunciar irregularidades referentes a produtos de origem animal pelo AdafOuv, no (92) 99380-9174 (ligação e WhatsApp). 

 

FOTO: Divulgação/Adaf