Manaus, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Adaf apreende mais de 70 quilos de laranja em Parintins

12:37 - 24/11/2021

Fiscais da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), apreenderam, nesta terça-feira (23/11), 75 quilos de laranja sem documentação obrigatória, durante uma ação de fiscalização na Barreira de Vigilância Agropecuária (BVA) no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus).

Segundo o gerente de defesa vegetal da Adaf, Sivandro Campos, o fruto é um dos hospedeiros das pragas quarentenárias Mosca da Carambola e Cancro Cítrico, enfermidades agrícolas ausentes no estado do Amazonas. A carga estava sendo transportada pelo passageiro de um barco vindo de Santarém (PA) com destino à cidade de Parintins.

Além de não possuir Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), o fruto não estava coberto com tela de malha de 2mm como prevê a legislação. Sivrando explica que os produtos foram acondicionados em sacos de alta densidade e serão destruídos no aterro sanitário do município.
“Os frutos foram identificados durante uma fiscalização de rotina que realizávamos em Parintins. O trabalho da Adaf é coibir a entrada dessas pragas no Estado e posteriormente nos outros, evitando danos econômicos à citricultura do país”, destacou.
Parintins é um ponto estratégico para as ações de prevenção à mosca da carambola, devido à proximidade com o Pará, onde há incidência comprovada da praga.