Manaus, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Adaf apresenta palestras sobre sanidade de animais aquáticos e prevenção da brucelose e tuberculose

14:40 - 27/11/2019

Nesta semana, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), realizou duas palestras sobre educação sanitária em defesa animal, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos (PNSAA) e o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). As palestras sobre Sanidade e Ações de Defesa Agropecuária aplicada a Animais Aquáticos e Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose foram apresentadas através do Centro de Mídias da Secretaria de Educação e Desporto (Seduc).

Na segunda-feira (25/11), a médica veterinária e coordenadora estadual do PNSAA, Lylian Brasil da Adaf, em parceria com a bióloga e professora Ana Lúcia Gomes, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), deram início à programação das palestras.

Durante o momento, as profissionais falaram sobre a sanidade e da defesa agropecuária aplicada em animais aquáticos, principalmente em peixes, tendo como propósito desenvolver a consciência em produtores rurais que criam essas espécies, as questões sanitárias e os requisitos necessários para a criação dos mesmos, como: conhecimento de doenças de notificações obrigatórias, guia de trânsito, cadastramento de propriedade, biosseguraridade na aquicultura e entre outros.

“Como pesquisadora, é sempre importante para mim transmitir conhecimentos. Então quanto maior o número de pessoas que pudermos atingir para trabalhar corretamente e tomar atitude que sejam efetivas, iremos preservar a sanidade desses animais.  A minha proposta foi alertar a comunidade de uma maneira geral, mostrar que os problemas existem e que nós podemos atuar no sentido de tentar melhorar, cada uma dentro das suas responsabilidades”, destacou, a professora Ana Lúcia, ressaltando que ter participado e repassado essas informações foi de grande valia para os produtores rurais.

Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose-  Finalizando a programação de palestras, nesta quarta-feira (27/11) o médico veterinário da Adaf e coordenador estadual das Barreiras de Vigilância Agropecuária (BVAs), Diego Laner ministrou sobre Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT).

Foram abordados os assuntos de prevenção da brucelose, sinais clínicos da doença, medidas de controle e importância da vacinação. Além disso, Diego alertou os produtores rurais sobre o que a doença pode impactar em animais, humanos e nas atividades econômicas. “Lembrando que a tuberculose e a brucelose são doenças de zoonose, e o produtor precisa estar atento ao seu rebanho, pois essas doenças podem ser transmitidas ao homem através do consumo de leite cru e seus derivados durante o contato com animais doentes durante o parto”, comentou Diego.

Objetivo – A Adaf atua em defesa da agropecuária do Estado do Amazonas e tem como obrigação orientar e conscientizar o produtor rural sobre a criação e cuidado com os animais nas propriedades rurais. O intuito foi repassar aos produtores a importância de preservar o patrimônio agropecuário, a sanidade animal e a saúde pública.