Manaus, Domingo, 28 de Abril de 2024

Adaf celebra 11 anos e lança selo comemorativo

12:42 - 29/08/2023

Selo estará presente em todos os materiais oficiais da agência

Nesta terça-feira (29/08), dia em que completa 11 anos de fundação, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) lança um selo comemorativo ao aniversário da agência, que tem como missão atuar na defesa da sanidade animal e vegetal, e na garantia da qualidade dos produtos de origem animal produzidos no Estado.

Para o diretor-presidente da autarquia, José Omena, comemorar os 11 anos da instituição é também uma forma de homenagear o empenho de cada servidor, que ajudou a construir a defesa agropecuária e florestal no Amazonas.

“O trabalho de defesa agropecuária é essencial para garantir a segurança dos alimentos que chegam à mesa dos amazonenses, e começou a ganhar forma, no Amazonas, em 1998, ainda dentro do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). Muitos servidores fazem parte desta história e devem se sentir homenageados pela instituição”, destacou.

O selo comemorativo lançado pela instituição estará presente nos documentos oficiais da agência, nas peças gráficas divulgadas nas redes sociais, assim como em itens voltados aos servidores.

Cooperação

Nomes importantes do setor primário, como Luiz Fernando da Silva, Francisco Nahum, Luiz Antônio da Silva, Severino Azevedo, Ivo Calado e João Luiz Hartz foram essenciais para construir a defesa agropecuária amazonense. Primeiro, por meio da criação da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, que foi a primeira estrutura administrativa de comando do serviço de Defesa, depois por meio da criação de um departamento dentro do Idam. Além disso, em 2003, houve a criação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e da Codesav.

Omena lembra que a criação da Codesav marcou o início da construção da identidade do serviço de Defesa Agropecuária no Amazonas, pois representou o momento em que a atividade deixou de ser realizada em um departamento do Idam – embora o instituto tenha se mantido como parceiro nos projetos – e passou a ganhar personalidade, inclusive com a lotação e contratação de servidores. Personalidade que tomou forma definitiva por meio da criação da Adaf, em 2012, por meio da Lei 3.801.

——–

MATERIAL EM VÍDEO E ÁUDIO

Conteúdo: Sonora para Rádio e TV com José Omena – Diretor-presidente da Adaf.

Link: https://drive.google.com/file/d/1ozf7KaUDy7jAI4vfn7RB_4cUTTwgWVWN/view?usp=sharing