Manaus, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Adaf certifica agroindústria e Amazonas tem produção local de composto lácteo reforçada

13:15 - 20/04/2023

Localizado no bairro Japiim, Manalac tem capacidade para processar mais de 8 toneladas de composto lácteo

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) entregou a certificação do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ao empreendimento Hage Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios, que opera sob o nome fantasia Manalac. O estabelecimento produz composto lácteo e pretende abastecer Manaus e municípios da região metropolitana.

A planta, localizada no bairro Japiim, zona sul de Manaus, tem capacidade para processar mais de 8 toneladas de composto lácteo por dia.

O diretor-presidente da Adaf, José Omena, ressalta que a agência está empenhada em contribuir com o desenvolvimento do Estado, por meio da inspeção e certificação da indústria de alimentos de origem animal. “Temos o compromisso de garantir que os alimentos de origem animal processados no Estado cheguem com excelente qualidade à mesa dos amazonenses, disse o diretor, acrescentando que as portas da Adaf estão sempre abertas para quem quer produzir com responsabilidade.

No Amazonas, a Adaf é o órgão responsável por inspecionar, fiscalizar e controlar o cumprimento de boas práticas higiênico-sanitárias na fabricação de produtos de origem animal. Para atingir os padrões de qualidade e sanidade, itens como carnes, peixes, queijos, manteigas, entre outros alimentos devem ter em seus rótulos o selo de inspeção estadual.

Para obter registro no SIE-AM, os estabelecimentos precisam cumprir três etapas obrigatórias para a aprovação do estabelecimento industrial. Entre elas: vistoria prévia do terreno e entrega de documentos, análise de projetos e entrega de documentos, e análise de rotulagem/rótulo.