Manaus, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Adaf certifica segundo abatedouro de aves do Amazonas

16:34 - 05/06/2023

Instalações têm capacidade para abater até mil aves por dia

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) entregou, hoje (05/06), a certificação do Abatedouro de Aves Ziza, dos empreendedores Milton e Yoko Sakamoto. O estabelecimento, localizado no km 37 da rodovia AM-010, tem capacidade para abater até mil aves por dia. Além de produzir ovos inspecionados, a empresa, agora, pode abater os próprios animais e também os de outras granjas.

O gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Gipoa), Emílio Afonso, explica que este é o segundo abatedouro de aves do Estado e representa mais segurança para os consumidores. “Com mais um abatedouro em atividade, as aves podem ser abatidas de acordo com as normas higiênico-sanitárias vigentes, assegurando a inocuidade da carne inspecionada que vai para o mercado”, enfatiza.

O diretor-presidente da Adaf, José Omena, diz que a operação de mais um abatedouro de aves no Amazonas é uma vitória de todos. “A Adaf está de portas abertas para orientar os empreendedores no processo de certificação no Serviço de Inspeção Estadual (SIE). A certificação de mais um abatedouro de aves é motivo de muita alegria”, ressaltou.

O presidente da Associação Amazonense de Avicultura (Aama), Luiz Mário Peixoto, diz que é um orgulho ter mais um abatedouro certificado. “Com certeza, vai contribuir com o descarte de aves. O Amazonas tem um plantel de aves de postura grande e a produtividade dos animais é de dois anos, após isso, as aves podem ser abatidas. Precisávamos de mais um abatedouro para dar respaldo à saúde pública, além de contribuir para a parte econômica e também social”, disse.

 

O empreendedor Milton Sakamoto agradeceu a atuação da Adaf. “Hoje reconheço que Adaf está prestando um grande serviço ao Amazonas. São muitas exigências, mas é o que atesta nossa qualidade”, comentou.