Manaus, Sábado, 27 de Abril de 2024

Adaf concede Selo Arte a sete novos produtos na 45ª Expoagro

16:00 - 08/12/2023

Certificação concedida à Leiteria Macurany, de Parintins, permite que produtos sejam comercializados nacionalmente

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf), entregou, ontem (7/12), à Leiteria Macurany, de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), a Certificação Selo Arte de sete novos produtos artesanais derivados de leite. A entrega aconteceu durante a 45ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) que acontece até domingo no Parque de Exposições Eurípedes Lins, quilômetro 2 da BR-174.

Segundo o diretor-presidente da Adaf, José Omena, com a certificação, quatro novos tipos de queijo, dois de doce de leite e um iogurte ingressam no mercado nacional com a garantia de terem cumprido os padrões higiênico-sanitários mais elevados previstos na legislação.

“A Leiteria Macurany, em menos de um mês, conquistou outros sete selos de alcance nacional além dos três obtidos, em novembro, para seu doce de leite e queijos de manteiga e tipo coalho. Isso demonstra o potencial do empreendedor amazonense em atingir novos mercados e o compromisso do governo Wilson Lima com a economia local”, destacou.

De 5 a 10 de dezembro, os consumidores podem adquirir os Doces de Leite com Café ou com Cacau 100%; o Iogurte Natural Integral; o Queijo Minas Frescal Tradicional; e os Queijos de Coalho com orégano; Pimenta Calabresa ou Tomate Seco e Manjericão durante a 45ª Expoagro. A Leiteria Macurany contará com um estande no novo Parque Multiuso Dr. Eurípides Ferreira Lins, situado no quilômetro 2, da rodovia federal BR-174 (Manaus-Boa Vista).

Adesão

Concedido no Amazonas pela Adaf, o Selo Arte atesta que os produtos artesanais são produzidos de acordo com normas sanitárias vigentes e podem ser comercializados em todo o País. Para obter a certificação, os estabelecimentos interessados precisam ter cadastro ativo nos Serviços de Inspeção Federal (SIF), Estadual (SIE) ou Municipal (SIM); entrar no Sistema eletrônico de Cadastro Nacional de Produtos Artesanais (CNPA) e protocolizar a petição junto com os documentos necessários à análise técnica.