Manaus, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Adaf e Fvs discutem sobre brucelose e tuberculose

08:52 - 09/02/2018

 

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf) órgão integrante do Sistema Sepror reuniu com a Fundação de Vigilância em Saúde no Amazonas (FVS-AM) nesta quinta-feira (09/02), para discutir doenças como brucelose e tuberculose, enefermidades estas que podem ser transmitidas de bovinos e bubalinos para o homem

Segundo o diretor presidente da Adaf, Sergio Muniz com o resultado da reunião a agência de defesa vai compartilhar com a FVS todas as informações de focos de brucelose e tuberculose bovina e bubalina com o objetivo de verificação epidemiológica de correlação dessas zoonoses com a população exposta.

Sobre as doenças – A brucelose é uma zoonose transmitida pela carne e leite cru, que compromete a reprodução das fêmeas bovinas e bubalinas. Para o controle e erradicação da brucelose deve-se vacinar obrigatoriamente as bezerras de 3 a 8 meses, com a vacina B19. No caso da não vacinação nesta idade, o produtor deverá realizar a vacinação da brucelose com a vacina RB51.

A tuberculose também é uma zoonose e acomete rebanhos bovídeos assim como outras espécies de animais, podendo ser disseminada pelo ar, urina e fezes, portanto, as chances de infecção são maiores em rebanhos mais confinados.