Manaus, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

ADAF em Apuí e Boca do Acre capacita médicos veterinários para atuar em diagnóstico de mormo

11:58 - 11/05/2018

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), órgão integrante do Sistema Sepror, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV/AM), além de Manaus, promoverá no dia 15 de maio (terça-feira), nos municípios de Boca do Acre e Apuí, o “I Treinamento para Habilitação de Médicos Veterinários para colheita e envio de amostras para diagnostico de mormo”. O treinamento ocorrerá nas Unidades Veterinárias Locais (UVLS), dos respectivos municípios.

Inscrições – Poderão se inscrever no treinamento os médicos veterinários devidamente inscritos no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV/AM). A ficha de inscrição está disponível no site www.adaf.am.gov.br e deverá ser enviada para o e-mail pnse@adaf.am.gov.br, ou no local do evento, sendo necessário o preenchimento no formulário de inscrição.

Treinamento- O treinamento visa instruir e auxiliar os profissionais nas ações em concordância com a Instrução Normativa (IN), N° 06, emitida pelo Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), que aprovou as diretrizes gerais da prevenção, controle e erradicação do mormo no território nacional, no âmbito do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE). Uma das mudanças propostas na IN é a necessidade de habilitação dos médicos veterinários particulares para atuação nos testes diagnósticos da doença para finalidade de trânsito.

Sobre a doença: O mormo é uma doença contagiosa e geralmente fatal, causada pela bactéria Burkholdeira mallei, de curso agudo ou crônico, que acomete principalmente os equídeos (cavalos), podendo ou não vir acompanhada por sintomas clínicos, e para qual não há tratamentos eficazes para eliminação do agente nos animais portadores.

Para maiores informações através do contato da Gerência de Defesa Animal da Adaf (GDA): (92) 99233-5432, dos escritórios de Boca do Acre (92) 99176-3705 e de Apuí (097) 99180-0384.