Manaus, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Adaf encerra 2ª Semana de Educação Sanitária em Humaitá

14:42 - 05/10/2017

 

Nesta quinta-feira, 5, em Humaitá, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (ADAF) encerrou, a 2ª Semana de Educação Sanitária. A realização da programação foi realizada através do escritório local da agência no município e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável do Amazonas (IDAM), órgãos vinculados ao Sistema Sepror -( IDAM, ADAF, SEPA e ADS), além da Associação dos Pecuristas e Produtores Rurais de Humaitá (APRUHMA).

Esta é a segunda vez que a Adaf realiza este evento em Humaitá com palestras voltadas para área animal e vegetal, além de agrotóxicos por profissionais da área e professores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). A ultima palestra foi sobre Febre Aftosa, ministrada pelo doutor Márcio Alex Petró, coordenador do programa de Febre Aftosa de Rondônia. Ao todo 107 pessoas participaram. A inscrição foi 1 kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados foram doados para entidades filantrópicas da região.

Segundo o gerente local da Adaf em Humaitá, a proposta da semana de educação sanitária na região serviu para conscientizar alunos, produtores à cerca de doenças que acometem nos animais e vegetais e o uso correto de agrotóxicos.

” A segunda semana de educação sanitária foi realizada com objetivo de levar a público as ações e os programas desenvolvidos pela Adaf, no que tange a sanidade animal, vegetal, além da saúde pública.Podemos esclarecer os jovens do campo e a da cidade , alem de produtores rurais sobre os programas sanitários no Estado do Amazonas e para todo o país”, comentou Diego Laner.

As ações que são desenvolvidos pela ADAF, são de acordo com as diretrizes dos programas nacional, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desde o Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), Programa Nacional de Sanidade Equina (PNSE), Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH), Programa Nacional de Sanidade Suína (PNSS) entre outros.