Manaus, Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2022

Adaf faz palestra sobre receituário digital na 18ª Semana de Agronomia da Ufam

16:08 - 07/06/2022

Ferramenta deve permitir maior eficiência na fiscalização e controle dos agrotóxicos

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) promoveu, nesta terça-feira (7/06), durante a 18ª Semana da Agronomia (Semagro) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), uma palestra sobre o novo receituário agronômico digital. O evento, iniciado ontem (6/06) segue até sexta-feira (10/06) e, neste ano, tem como tema o “Panorama Rural no Amazonas: da Agronomia Sustentável ao Agro 4.0”.

Realizada das 14h às 15h, no Auditório da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), a palestra da autarquia foi ministrada pelo engenheiro agrônomo da Gerência de Agrotóxicos e Insumos Veterinários (Gaiv), Michaell da Silva Santos. Durante a atividade, Michaell explicou aos universitários como o novo receituário agronômico digital permitirá maior eficiência na fiscalização e controle dos agrotóxicos por meio do intercâmbio de dados entre a Adaf e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM).

“É importante que os futuros profissionais da Agronomia percebam que o receituário agronômico é um importante instrumento balizador para que os produtores rurais possam fazer aplicações corretas e seguras de agrotóxicos. Um dos gargalos da fiscalização agropecuária é justamente as inconsistências que são encontradas nos receituários agronômicos. Por isso, estes futuros profissionais, que em breve estarão no mercado de trabalho terão papel essencial na ampliação da fiscalização”, destacou.

Preparativos – Neste ano, quatro reuniões entre o CREA-AM e a Adaf já foram realizadas para a definição de ajustes no sistema de emissão de receituário agronômico. A última aconteceu em maio, quando foi apresentado o andamento do cadastro dos defensivos agrícolas. O prazo previsto para o sistema sanar as inconformidades detectadas, é até outubro deste ano.