Manaus, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Adaf faz visita técnica a produtores de abelhas em Urucará

14:41 - 29/11/2021

Durante as visitas, 20 produtores e 400 colmeias foram cadastradas


Servidores da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) realizaram, ao longo da última semana, visitas técnicas em propriedades ligadas à criação de abelhas melíponas sem ferrão, no município de Urucará (distante 260 quilômetros de Manaus). A atividade foi realizada por servidores das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) de Urucará, São Sebastião do Uatumã e Silves, além de técnicos da Secretaria de Produção e Abastecimento (Sempa).

Durante as visitas, 20 produtores e 400 colmeias foram cadastradas. Os servidores da Adaf também receberam a continuidade do treinamento do Programa de Sanidade das Abelhas, que foi promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em outubro deste ano.

O fiscal agropecuário médico veterinário, Alison André, que coordena o Programa Nacional de Sanidade das Abelhas (PNSAb), no Amazonas, explica que as visitas técnicas são uma importante ferramenta para que a autarquia cadastre novos produtores e zele pelo desenvolvimento da apicultura e meliponicultura com sanidade no estado.

“Em Urucará ainda temos poucos cadastros de produtores. A maioria dos produtos não tem o selo de inspeção, então a gente tenta regularizar as propriedades e os produtos das abelhas para que seja possível a obtenção do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e a viabilidade da comercialização no Amazonas. Além disso, há também a necessidade de garantia da sanidade dessas abelhas, para que assim, que esse criador possa emitir, por exemplo, a Guia de Trânsito Animal (GTA) quando precisar transportar esses animais”, destacou.

Alison alerta ainda que produtos comercializados sem regularização sanitária federal, estadual ou municipal são clandestinos e podem oferecer risco à saúde humana.

Treinamento – No dia 22 de outubro deste ano, servidores da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) participaram de um treinamento prático do Programa Nacional de Saúde da Abelhas (PNSAb) realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com o objetivo de fortalecer a cadeia apícola e melípona, além de atuar nos casos de doenças de abelhas.

A atividade aconteceu na Fazenda Santa Rosa, no município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus). Participaram do treinamento o coordenador estadual do PNSAb, Alison André, uma representante do setor de epidemiologia e fiscais agropecuários médicos veterinários das Ulsavs de Manaus, Coari, Careiro Castanho, Manacapuru, Urucará e Itacoatiara.