Manaus, Sábado, 20 de Abril de 2024

Adaf inicia campanha de atualização cadastral de animais em 13 municípios  

09:09 - 04/05/2021

Ação inicia nos municípios já declarados livres de febre aftosa sem vacinação

 

Visando garantir ao Amazonas o reconhecimento nacional pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e, ainda, internacional, previsto para este mês, junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), na condição de área livre de febre aftosa sem vacinação, o Governo do Amazonas, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), iniciou no dia 1º de maio a campanha de atualização cadastral de animais. 

A atualização é um procedimento obrigatório, prevista na Portaria nº 085, do dia 8 de abril de 2020, publicada no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE). 

“A campanha de atualização cadastral está ocorrendo em 13 municípios que já foram declarados livres de febre aftosa sem vacinação. Nesse período da campanha os produtores deverão levar os dados de suas propriedades atualizados na Adaf. E estarão com regularidade para emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) para qualquer finalidade”, destacou o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Aráujo.  

A ação está sendo realizada nos municípios de Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini, Guajará, Envira, Eirunepé, Ipixuna e Itamarati, além de parte de Tapauá. Os produtores deverão realizar a atualização em uma Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav), da Adaf, onde sua propriedade está cadastrada, até o dia 31 de maio. 

A atualização dos dados cadastrais não é direcionada somente para bovinos e bubalinos. O produtor rural deverá atualizar a quantidade de todos os animais existentes em sua propriedade rural, ou seja, bois, búfalos, cavalos, jumentos, mulas, suínos, cabras, ovelhas, galinhas, perus, patos, aves ornamentais, peixes e abelhas. 

Ficha de Notificação – Para otimizar o atendimento, o produtor poderá também acessar a ficha de notificação dos rebanhos no site da Adaf (http://www.adaf.am.gov.br), onde conseguirá preencher as informações pessoais da propriedade rural, notificando sobre os animais existentes. Em seguida, deverá entregar a ficha à Ulsav, em seu município, para realizar a notificação. 

 

FOTO: Divulgação/Adaf