Manaus, Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Adaf inicia campanha de vacinação contra aftosa em oito municípios

09:09 - 02/04/2024

Produtores têm até o dia 30 para vacinar o gado, e até 15 de maio para notificar a Adaf

Nesta segunda-feira (01/04), começa a segunda e última etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa em oito municípios, cujo lançamento oficial ocorreu na Fazenda São José, em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus). Pecuaristas das cidades de Presidente Figueiredo, Barcelos, Carauari, Juruá, Novo Airão, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e da sede de Tapauá, devem vacinar até 30 de abril e notificar a Adaf até 15 de maio.

Paralelamente, os 41 municípios envolvidos na primeira etapa também seguem vacinando até o dia 30, de modo que a vacinação será encerrada em todo o estado até essa data. “A partir daí, o Amazonas todo será considerado livre de aftosa sem vacinação, mas o status só será confirmado se superarmos a meta de 95% de cobertura vacinal”, disse o diretor-presidente da Adaf, José Omena.

Presidente Figueiredo conta com um rebanho de aproximadamente 12 mil animais, entre bovinos e bubalinos, sendo o maior entre os oito envolvidos nesta etapa. Ao todo, os oito municípios têm 18,7 mil animais.

O produtor José Mário Resende, proprietário da Fazenda Agroindustrial São José, reconheceu o empenho da Adaf, não apenas na erradicação da febre aftosa, mas no apoio geral que presta ao setor primário. “Os desafios são enormes, mas vamos avançando passo a passo”.

Para o pecuarista Hermenegildo Barroso da Silva, de Presidente Figueiredo, não ter que vacinar o rebanho é um sonho de todo produtor, principalmente dos pequenos como ele. “A vacina em si é barata, mas vacinar não é simples. É uma despesa que exige investimento, pessoas, é um obstáculo a mais e sabemos que, no Amazonas, isso não é fácil. Por isso, temos que fazer nossa parte para que essa seja mesmo a última vacinação”, disse.

A secretária de Produção Rural do município de Presidente Figueiredo, Inês Sampaio, que representou a prefeita Patrícia Lopes, reafirmou a parceria da Prefeitura com os órgãos ligados ao setor primário e assegura que o município está empenhado para que a meta de vacinação seja superada em Presidente Figueiredo.