Manaus, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Adaf intercepta embarcação que supostamente transportava animal roubado

13:36 - 07/02/2018

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (ADAF), órgão integrante do Sistema Sepror em ação conjunta com a Policia Militar do Amazonas (PMAM) e a Policia Civil do Amazonas (PC-AM) interceptou nesta terça-feira (06/02) uma embarcação que transportava um animal com suspeita de furto, no município de Nhamundá, a 383 quilômetros a leste de Manaus.

De acordo com o órgão, a ação foi realizada a partir de uma ligação anônima que denunciou a embarcação que estava na sede do Paraná do Aduacá, localizado em Nhamundá. Na embarcação foi encontrado um animal que não possuía a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para o trânsito de animal para qualquer finalidade, dentro e fora do Estado e provavelmente o animal seria abatido e comercializado clandestinamente em um açougue da região de Faro (PA).

Os suspeitos pela embarcação foram detidos pelo esquema de furto e a venda de animais. O animal de origem da comunidade Aduacá aguarda a busca pelo seu verdadeiro dono.

A Agencia no Estado desempenha a o serviço assegurada pela Lei N°.4.223 de 8 de outubro de 2015 que dispõe sobre a Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos Animais no Estado do Amazonas. Esta lei regula a obrigatoriedade da inspeção e a fiscalização sanitária de produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produto vegetal, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados ou em trânsito no território do Estado.