Manaus, Domingo, 28 de Abril de 2024

Adaf orienta sobre doença dos equinos e praga da bananeira

13:47 - 11/08/2023

Palestras de sexta-feira encerram programação teórica na VII Feira de Agronegócios Nilton Lins

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) encerrou sua participação no ciclo de palestras da VII Feira de Agronegócios Nilton Lins. Nesta sexta-feira, 11, foram ministradas duas palestras: uma sobre mormo, doença que ataca equinos, e outra sobre a raça 4 tropical da fusariose da bananeira. As palestras foram ministradas pelo médico veterinário Antônio Jorge Santos e pelo engenheiro agrônomo Acássio Eugênio, respectivamente.

Antônio Jorge abordou as recentes mudanças promovidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na legislação sobre mormo. Uma das novidades são alterações nos procedimentos após confirmação da doença por teste laboratorial. O médico veterinário alertou os futuros profissionais sobre a importância de prevenir o mormo para proteger a sanidade dos equinos.

O mormo é uma zoonose infectocontagiosa causada pela bactéria Burkholderia mallei que acomete primeiro os equídeos (cavalos, burros e mulas) e pode ser transmitida eventualmente a outros animais e ao ser humano. A doença é transmitida a humanos pelo contato com animais infectados.

O agrônomo Acássio Eugênio proferiu a palestra “Raça 4 tropical da fusariose da bananeira (FOC R4T): a maior ameaça atual da bananicultura brasileira”. Os participantes aprenderam sobre as características da praga, ainda ausente no Amazonas, e os perigos que ela representa para produtores de todos os portes.  A FOC R4T é considerada a praga mais destrutiva das bananeiras e umas das dez pragas mais importantes na história da agricultura. Trata-se de um fungo de solo de rápida disseminação e alta agressividade.

Durante a VI Feira Agropecuária Nilton Lins, a Adaf ministrou oito palestras, atingindo aproximadamente 320 participantes, entre universitários, profissionais e produtores rurais. O diretor presidente da Adaf, José Omena, avalia como extremamente positiva a participação dos profissionais da agência no ciclo de palestras. “A resposta do público superou nossas expectativas. A educação sanitária é um dos pilares da Adaf. Agradecemos aos organizadores da Feira Nilton Lins por essa oportunidade”, disse o diretor.