Manaus, Sábado, 27 de Abril de 2024

Adaf participa da 439ª Plenária Itinerante em Manacapuru

15:22 - 10/08/2023

Evento promovido pelo CRMV/AM reuniu estudantes e profissionais da área

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) participou, ontem, da 439ª edição da Plenária Itinerante em Manacapuru (distante a 68 Km de Manaus), promovida pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV-AM). A programação contou com palestras e cursos voltados a estudantes de medicina veterinária e profissionais da área.

No primeiro dia do evento, o vice-presidente do CRMV/AM e fiscal agropecuário médico veterinário da Adaf, Haruo Takatani, ministrou a palestra “Ética Profissional” e falou sobre a relevância de compartilhar informações.

“É bom estarmos reunidos aqui hoje, principalmente com a presença dos alunos que futuramente estarão no mercado de trabalho, para que, desde já, tenham noção de como agir quando estiverem atuando. A ética é necessária em qualquer área, para que haja bons profissionais”, reforçou.

A médica veterinária da Adaf, Raquel Tomé, coordenadora do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), e responsável por Eventos Agropecuários apresentou a palestra “Procedimento de Registro e Cadastros de Granjas Avícolas”.

A médica veterinária, que integra a Gerência de Defesa Animal (GDA) da autarquia, afirma ter ficado feliz em ver o interesse dos alunos sobre o tema.

“É importante ter os alunos nesses encontros. É bom ver o interesse sobre estes assuntos enquanto ainda estão na graduação. Obter conhecimento só traz vantagem para que se tornem profissionais qualificados no mercado de trabalho”, reforçou.

A estudante Cleonice Rodrigues, que está no segundo período do curso de medicina veterinária, conta que o evento contribuiu de forma positiva para todos os alunos que estavam presentes.

“Foi muito bom assistir todos os profissionais que estiveram aqui no município, principalmente tratando sobre assuntos que vão além da sala de aula”, comentou.

A participação da Adaf no último dia da programação contou com uma palestra sobre “Selo Arte” e foi comandada pelo médico veterinário Jackson Ângelo, que também atua na Gerência de Inspeção, por meio da fiscalização de alimentos e perícia.

A obtenção do Selo Arte permite que produtos de origem animal produzidos de forma artesanal sejam comercializamos em todo o território nacional – desde que o estabelecimento já possua algum Serviço de Inspeção – municipal, estadual ou federal. Os produtos precisam também ser manipulados de forma artesanal, a partir de técnicas manuais. Atualmente, o Amazonas conta possui 5 estabelecimentos certificados com o selo.