Manaus, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Adaf participa de encontro nacional de defesa animal no Pará

11:46 - 05/12/2017

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (ADAF), órgão vinculado ao sistema Sepror participa no período de (04/12 a 08/12), do V Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal (ENDESA). O evento está sendo realizado, no Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, na cidade de Belém (PA).

O encontro é promovido pelo Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A temática do encontro nesta quinta edição é sobre o, “Serviço Veterinário Brasileiro: Em busca da Sustentabilidade”.

A proposta é dar visibilidade ao trabalho do Serviço Veterinário Oficial, harmonizar procedimentos técnicos dos diversos programas de saúde animal desenvolvidos no Brasil e ampliar o conhecimento dos profissionais que, direta ou indiretamente, atuam na área de defesa sanitária animal, em prol da sociedade brasileira.

“Aqui no ENDESA estamos tendo a oportunidade de participar de debates que ajudarão aprimorar nossas ações de defesa sanitária animal, por meio do intercâmbio entre o serviço veterinário oficial, setor privado, o meio acadêmico e cientifico”, comentou o diretor presidente da Adaf, Sergio Muniz.

Do evento participam palestrantes nacionais e internacionais, abordando temas como o papel dos serviços veterinários na produção e comércio seguro de alimentos e no bem-estar animal; desempenho, avaliação e financiamento do serviço veterinário nacional; aplicação de ferramentas da epidemiologia e economia no serviço oficial; papel do veterinário privado na defesa sanitária; abordagem de saúde única em resistência a antimicrobianos e o plano de ação do Brasil; interação dos veterinários das Forças Armadas com o serviço veterinário oficial, além de temáticas relacionadas às ações em epidemiologia, trânsito, quarentena e saúde de suínos, abelhas, animais aquáticos, ruminantes, animais selvagens, equinos e aves.

Sobre o ENDESA: A primeira edição do ENDESA aconteceu em João Pessoa/PB, de 19 a 23 de outubro de 2009, com cerca de 700 participantes; a segunda edição ocorreu em São Paulo/SP, de 3 a 7 de outubro de 2011, com mais de 900 participantes; a terceira edição foi realizada em Foz do Iguaçu/PR, de 02 a 03 de dezembro de 2013, com mais de 1000 participantes e a quarta edição foi sediada em Cuiabá, MT de 20 a 23 de outubro de 2015 com a participação de inúmeros profissionais.

O ENDESA visa aprimorar ações de Defesa Sanitária Animal, por meio do intercâmbio entre o Serviço Veterinário Oficial, setor privado e meio acadêmico e científico, realiza um balanço das ações dos dois últimos anos anteriores e projeta ações para o próximo biênio, destacando-se como um dos principais eventos técnico-científico dirigido ao público com interesse em Defesa Sanitária Animal.

Como nas edições anteriores, haverá apresentação de trabalhos técnico-científicos relacionados com a “Defesa Sanitária Animal”, em sessão de pôster. Além disso, como novidade do evento, será ofertado duas visitas técnicas a sistemas de produção de animais no Pará e a elaboração de uma moção com recomendações para assegurar a sustentabilidade do serviço veterinário brasileiro que é constituído por entes públicos e privados.