Manaus, Sábado, 27 de Abril de 2024

Adaf participa de mobilização pelo Dia Nacional do Campo Limpo no Amazonas

10:35 - 16/08/2023

Comunidade em Itacoatiara receberá ação de recolhimento de embalagens vazias

Em comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo, celebrado em 18 de agosto, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) vai participar, no sábado (19/08), de uma ação de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, na comunidade de Novo Remanso, município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus).

A iniciativa será promovida pela Associação de Revendedores de Agrotóxicos do Amazonas (Aram) e acontecerá na quadra da Escola Estadual Sérgio Mendonça de Aquino. A associação tem um calendário de recolhimento para o ano de 2023 que inclui, ainda, ações itinerantes em Manaus, Apuí, Manicoré e Maués.

O diretor-presidente da Adaf, José Omena, destaca a importância da mobilização e orienta a todos os que vão devolver as embalagens para que entreguem as mesmas devidamente higienizadas. “É uma ação essencial para evitar a contaminação de humanos e do meio ambiente. As embalagens vazias devem passar pela tríplice lavagem antes de serem entregues ao posto de recolhimento”, explica.

Para isso, é preciso esvaziar o recipiente por completo, encher a embalagem com água limpa até 25% do seu volume total, tampá-lo e agitá-lo em todos os sentidos, por 30 segundos. Em seguida, deve-se despejar a água do enxágue dentro do tanque de aplicação, com cuidado para não espirrar líquido. A embalagem deve ficar sobre a abertura do tanque por, aproximadamente, mais 30 segundos, para que todo o conteúdo escorra. Todo esse procedimento deve ser repetido mais duas vezes. Por fim, a embalagem deve ser inutilizada, perfurando seu fundo com um objeto pontiagudo.

De janeiro a julho deste ano, a Aram relatou à Adaf que foram recolhidas mais de 10 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos. Segundo o presidente da associação, Augusto Salla, a expectativa é que, somente no fim de semana do Campo Limpo, sejam entregues cerca de 800 quilos de recipientes vazios.

“Vamos fazer uma ação na sexta-feira (18/08), recolhendo embalagens em um caminhão na Vila do Engenho, também em Itacoatiara, e, no sábado (19/08), montaremos uma estrutura em Novo Remanso para receber os produtores que forem devolver embalagens vazias de agrotóxicos. Teremos, ainda, distribuição de brindes e serviço de orientação para o público”, explica o responsável pelo posto da Aram, Fredson Lima.

As embalagens recolhidas são enviadas para Boa Vista e, depois, seguem para São Paulo para a correta destinação.

O Dia Nacional do Campo Limpo é comemorado em todo o país e celebra a participação dos elos que compõem a cadeia agrícola – agricultores, canais de revenda, cooperativas, fabricantes e poder público, que dividem importantes papéis na destinação adequada das embalagens vazias.