Manaus, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Adaf participa de seminário de boas práticas de fabricação e autocontrole no setor produtivo

09:59 - 25/02/2019

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), na última quinta-feira (21/02), através da fiscal e médica veterinária, Daniela Mesquita, participou em Brasília, do Seminário de Boas Práticas de Fabricação e Autocontrole no setor produtivo. Com transmissão ao vivo, pela página oficial do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), no Facebook, o evento ocorreu no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU), com a participação de diversas autoridades, profissionais da área, além de acadêmicos.

Temas do seminário- De acordo com a médica veterinária da Adaf, Daniela Mesquita, o seminário contou com três painéis que debateram sobre “As Boas Práticas de Fabricação e o Autocontrole no Brasil e no Mundo: Conceitos e Histórico”; as “Ações conduzidas no âmbito da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/MAPA) voltadas para as Boas Práticas de Fabricação e o autocontrole”; e as “Ações de modernização e desburocratização utilizando-se de instrumentos de Boas Práticas de Fabricação e Autocontrole: Riscos e Oportunidades”.

“O evento reuniu vários setores da cadeia produtiva da Agroindústria, técnicos e gestores da secretaria de defesa agropecuária, do Mapa, pesquisadores, consultores e sindicatos para discutir e harmonizar conceitos, pontuar as ações e esclarecer as responsabilidades e competências sobre Boas Práticas de Fabricação e Autocontrole”, comentou Daniela.

Participação- Daniela destaca também, a relevância de ter participado do seminário como representante dos servidores do órgão de defesa agropecuária e florestal do Amazonas. “ A importância em participar em nome dos servidores da Adaf foi para adquirir, atualizar e trazer conhecimentos sobre o assunto e quem sabe ofertar essas mesmas discussões com a participação dos diferentes seguimentos do setor para o âmbito do Estado do Amazonas, que possui um imenso potencial de crescimento no setor agropecuário, visando à qualidade higiênica e sanitária dos produtos de origem animal e vegetais produzidos no Estado”.

Responsabilidade dos estabelecimentos- Na oportunidade, a representante da Adaf, reforçou ainda a responsabilidade que os estabelecimentos que fabricam produtos de origem animal e vegetal devem ter, no sentido de aplicar as boas práticas de fabricação em todas as etapas de seus processos de produção, aplicando programas de autocontrole.  “Enquanto o papel da fiscalização oficial é verificar os requisitos sanitários, assegurar o cumprimento da legislação vigente e quando se fizer necessário adotar ações fiscais. Sempre visando produtos cada vez mais seguros e com qualidade para os consumidores”, finalizou.

Na solenidade de abertura participaram a ministra da Agricltura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, o presidente nacional dos auditores fiscais federais agropecuários, o representante do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura, Jorge Hermán Chiriboga, e representantes da Confederação Nacional da Agricultura e da Confederação Nacional da Indústria.