Manaus, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Adaf participa de treinamento de núcleo de proteção e defesa civil em Autazes

09:30 - 26/01/2018

Representantes do escritório local da  Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (ADAF), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), no município de Autazes (distante 107 quilômetros de Manaus) participaram durante esta semana do segundo treinamento para a implantação de Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) na região. O treinamento encerrou nesta quinta-feira(25/01) com um simulado de deslizamento de terras.

O objetivo da ação foi alertar a população para os perigos de morar em áreas de risco e os procedimentos adequados durante a ocorrência do desastre. Órgãos da esfera Estadual e Municipal  também participaram do evento.

“Esse simulado foi fundamental para reforçar na população a percepção do risco e treinar os órgãos para atuarem de forma conjunta em casos de ocorrências, reduzindo o tempo de resposta ao desastre”, afirmou o secretário do órgão de Defesa Civil do Estado, Fernando Pires Júnior.

A iniciativa contou com o apoio de órgãos das áreas da saúde, fiscalização educação, meio ambiente, polícia militar, guarda civil e voluntários. Um total de 35 pessoas participaram da encenação, que reproduziu um deslizamento de terras com múltiplas vítimas. O tipo de desastre foi escolhido devido ao grande número de ocorrências dessa natureza no município.