Manaus, Domingo, 28 de Abril de 2024

Adaf promove palestras durante a 7ª Feira de Agronegócios Nilton Lins

14:07 - 31/07/2023

No total, serão ministradas oito palestras sobre doenças em animais, certificações, pragas em vegetais e agrotóxicos

Comprometida em preservar o patrimônio animal e vegetal do Amazonas, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf) promoverá oito palestras durante durante a 7ª edição da Feira Agropecuária Nilton Lins, que acontecerá de 9 a 13 de agosto, no campus da Universidade Nilton Lins, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. As palestras serão ministradas por médicos veterinários e engenheiros agrônomos da autarquia.

As primeiras apresentações acontecerão no dia 9 de agosto, primeiro dia de evento, e serão ministradas pela engenheira agrônoma da Gerência de Agrotóxicos e Insumos Veterinários (Gaiv), Cristiane da Silva Klehm; pela fiscal agropecuária médica veterinária da Gerência de Defesa Animal (GDA), Fernanda Rech; e pelo engenheiro agrônomo da Gerência de Defesa Vegetal (GDV), Claudio Gurgel.

As atividades terão como temas “Boas Práticas na Aplicação de Agrotóxicos” (sala 614), “Influenza Aviária: noções sobre a doença, panorama nacional e medidas de biossegurança” (sala 612), e “Mosca-da-Carambola: uma ameaça para a fruticultura Amazonense e Nacional” (sala 613), respectivamente. A primeira será realizada das 9h às 10h, e as outras duas das 10h às 11h30.

No dia 10 de agosto, será a vez da palestra “Monilíase do Cacaueiro e Cupuaçuzeiro: panorama geral no Estado do Amazonas” (sala 612), ministrada pelo gerente de defesa vegetal da Adaf, Sivandro Campos. O tema será apresentado das 10h às 11h30. No mesmo dia, das 9h às 10h, e das 10h às 11h, o fiscal agropecuário médico veterinário da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Gipoa), Leonardo Nogueira Assis, e o gerente da Gipoa, Emílio Afonso, falarão ao público sobre o “Passo a Passo para obtenção do SIE” (sala 614) e o “Selo Arte no Amazonas” (sala 614), respectivamente.

O Serviço de Inspeção Estadual (SIE-AM) e o Selo Arte são certificações concedidas pela autarquia que garantem o cumprimento das práticas higiênico-sanitárias dos produtos certificados.

As duas últimas palestras promovidas pela Adaf durante o evento terão como temas: “Mormo: novas diretrizes a partir de mudanças na legislação do Mapa” (sala 612), e “Raça 4 Tropical da Fusariose da Bananeira (FOC R4T): a maior ameaça atual da bananicultura brasileira” (sala 612).

Os temas serão abordados pelo médico veterinário e coordenador do Programa Nacional de Sanidade dos Equinos (PNSE) no Amazonas, Antônio Jorge Mattos, e pelo engenheiro agrônomo da Adaf, Acássio Eugênio. Ambas as atividades acontecerão no dia 11 de agosto, nos intervalos das 8h às 9h30 e das 10h às 11h45.

A feira

A Feira Agropecuária Nilton Lins está em sua sétima edição e é considerada um dos principais eventos do setor primário no Amazonas. Neste ano, a expectativa é que o evento receba 100 mil visitantes por dia e amplie o apoio e a geração de novos negócios no segmento, com a participação – já confirmada – de bancos e agências financiadoras.

O evento agropecuário também contará com a presença de animais e a realização de competições e torneios de hipismo e tambores. Por este motivo, a Adaf também estará presente em todas as etapas da feira: autorizando previamente sua realização, promovendo palestras e controlando a movimentação de animais.