Manaus, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Adaf  realiza ação para controle e prevenção de pragas e doenças em Presidente Figueiredo, com atividades de educação sanitária

18:01 - 20/10/2017

O Governo do Amazonas por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (ADAF), órgão vinculado ao Sistema Sepror (Idam, Adaf, Sepa e Ads) realizou ação para o controle de pragas, como exemplo a mosca da carambola e doenças como a febre aftosa em Presidente Figueiredo. O trabalho é voltado para a defesa animal e vegetal no Estado do Amazonas.

A atividade de educação sanitária aconteceu por meio de palestras sobre temas relacionados ao papel da Adaf, no sentido da Contextualização Institucional, sobre a Lei n° 3.097 que reestrutura o Sistema de Defesa Sanitária Vegetal no Estado do Amazonas através da Agência de defesa para promover a proteção da sanidade da população vegetal, além do Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

Ainda durante ação foram repassadas informações sobre o Programa Nacional de Controle e Erradicação (PNEFA), orientação sobre o SIE. Além do comércio de agrotóxico. Todos esses temas foram apresentados para alunos e professores do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Núcleo Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Presidente Figueiredo.  Ao todo 18 pessoas participaram.

De acordo com o engenheiro agrônomo, Michaell da Silva Santos, que foi o responsável por esta programação no município afirmou que a Adaf tem como finalidade elaborar, coordenar e executar politicas agropecuárias. “Dessa forma estamos garantindo assim a preservação e a sanidade do patrimônio animal e vegetal do Estado”, pontuou.

Segundo Michaell ainda,  a Adaf tem como papel promover a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária, a identidade e a segurança higiênico sanitário e tecnológica dos produtos oriundos da agropecuária amazonense destinados aos consumidores.