Manaus, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Adaf realiza palestra sobre prevenção e combate à raiva animal em Matupi

10:36 - 12/08/2019

 

Com o objetivo de intensificar as ações de prevenção e combate à raiva animal na região Sul do Amazonas, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), realizou uma palestra voltada para alunos da Escola Estadual de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré, distante 332 quilômetros de Manaus. A ação segue as diretrizes do Programa Nacional Contra Raiva dos Herbívoros (PNCHR), do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Suas principais atividades desenvolvidas no Amazonas são: educação sanitária; cadastramento e monitoramento de abrigo de morcegos hematófagos, vigilância em áreas ou propriedade de risco, atendimento aos focos da doença e capturas de morcegos.

A Adaf alerta, caso o produtor identifique a existência de abrigo de morcegos e mordidas em animais de produção, é necessário que notifique a Adaf.

Sobre a doença-  De acordo com a Adaf, a doença causa impacto econômico, afetando a saúde pública, uma vez que pode afetar tanto o homem quanto animais mamíferos domésticos e silvestres e, quando se há evolução da doença, invariavelmente, é fatal nos animais acometidos.

O maior transmissor do patógeno é o morcego hematófago, que se alimenta de sangue.