Manaus, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Adaf realiza palestra sobre procedimentos auxiliares para a fiscalização na comercialização e no uso correto de agrotóxicos  

08:00 - 11/10/2019

Nesta quinta-feira (10), a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), por meio da gerência de agrotóxicos e insumos veterinários, realizou uma palestra sobre os procedimentos auxiliares para a fiscalização na comercialização e no uso correto de agrotóxicos sob a legislação vigente, para servidores do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-Am), no sentido de reforçar a fiscalização e aplicação do modelo de receituário agronômico no Amazonas.

A palestra foi ministrada pelo engenheiro agrônomo da Adaf, Joaquim Oliveira. Segundo, Joaquim, a Adaf e o Crea-Am atuam em conjunto para fiscalizar estabelecimentos comerciais especializados na venda de defensivos agrícolas. As duas instituições possuem um termo cooperação técnica desde de 2017. 

“A Adaf vem realizando ações de fiscalizações nos estabelecimentos e nas propriedades rurais. Os fiscais agropecuários da Adaf tem executado o levantamento de agrotóxicos expostos à venda e quais estão sendo utilizados nas plantações agrícolas, se os mesmos estão cadastrados junto ao órgão de fiscalização sanitária e com o apoio do Crea-Am o trabalho está sendo fortalecido”, comentou Joaquim.

No Amazonas, a Adaf, como um órgão de fiscalização, tem trabalhado de acordo com a legislação, no sentido de orientar os produtores rurais, visando contribuir com o controle, inspeção, fiscalizando o comércio e a utilização do uso correto e seguro de agrotóxicos na agricultura no estado.

 “Essa parceria existe há muito tempo, o que acontece é que nós temos dificuldades de entender o trabalho da Adaf, mas agora com a palestra do Joaquim que foi esclarecedora vai facilitar muito nosso trabalho em campo, nas revendas e propriedades rurais”, comentou Francisco Gonzaga fiscal do Crea-Am.