Manaus, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Adaf realiza segunda etapa da campanha contra febre aftosa no Amazonas

14:44 - 30/10/2019

Estimativa da Adaf é imunizar 694.095 cabeças de gado

A segunda etapa da campanha “Amazonas sem Febre Aftosa”, coordenada pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), inicia na próxima sexta-feira (1º/11), em 21 municípios do Amazonas. Apuí, Barcelos, Canutama, Carauari, Eirunepé, Envira, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Lábrea, Manicoré, Novo Airão, Novo Aripuanã, Pauini, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, Guajará, Boca do Acre, São Gabriel da Cachoeira e Tapauá são os municípios envolvidos durante a campanha.

Nestes 21 municípios, a estimativa da Adaf é imunizar 694.095 cabeças de gado. Em maio passado, durante a primeira fase desta etapa, foram vacinados 679.833 animais, o equivalente a 97% do rebanho envolvido.

De acordo com a autarquia, animais de zero a 24 meses deverão ser vacinados. Somente em Guajará e Boca do Acre, a vacinação será realizada em animais de todas as idades. A autarquia informa ainda, que neste período, o produtor deverá comparecer aos escritórios da Adaf, em seu município para a atualização obrigatória de todo rebanho.

Etapas – No Amazonas, o calendário de vacinação da campanha “Amazonas sem Febre Aftosa”, foi dividido em duas etapas. Em 41 municípios que compõem a Calha do Rio Amazonas, foram vacinados bovinos e bubalinos nos períodos de 15 de março a 30 de abril e de 15 de julho a 31 de agosto. Nos demais 21 municípios, o calendário de vacinação foi definido para os meses de maio e novembro.

Aquisição das vacinas – As doses da vacina poderão ser adquiridas até o dia 30 de novembro em casas agropecuárias credenciadas pela Adaf ou nos escritórios do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). O preço é de R$ 1,90 a R$ 2,10 por dose (2 ml).