Manaus, Terça-Feira, 03 de Agosto de 2021

Adaf realiza treinamento de nivelamento sobre agrotóxicos

10:19 - 28/05/2021

Nesta semana, uma equipe de colaboradores da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) realizou um treinamento para os servidores que estão atuando nas unidades locais da agência e nas barreiras de vigilância agropecuária que estão localizadas em Humaitá, Jundiá/RR e Parintins.

O treinamento ministrado pelo fiscal agropecuário Michael Santos e pela equipe de apoio da Gerência de Agrotóxicos e Insumos Veterinários (Gaiv) deu ênfase nos instrumentos de fiscalização nas casas de revendas agropecuárias, uso e aplicação de agrotóxicos.

Realizado em duas etapas de forma remota, o treinamento contou com a participação de servidores dos municípios de Apuí, Humaitá, Boca do Acre, Presidente Figueiredo, Parintins, Rio Preto da Eva, Novo Remanso e Manaus.

De acordo com Michell, a proposta foi realizar um nivelamento de informações referentes à fiscalização, visando o comércio, o uso e a metodologia do uso correto e seguro de agrotóxicos. “Precisamos fiscalizar para ter a certeza que o receituário foi emitido de forma correta por um profissional habilitado, fiscalização de trânsito, além da educação sanitária voltada para o produtor rural, sobre a segurança e cuidados na aplicação dos produtos, para evitar danos à saúde e ao meio ambiente”.

A Adaf atua registrando os estabelecimentos de revendas e realizando o  cadastramento, além de orientar produtores rurais sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos. Atualmente, a Adaf conta com 16 estabelecimentos de revendas localizadas em Manicoré (Santo Antônio do Matupi), Apuí, Boca do Acre, Itacoatiara, Tefé, Manacapuru e Manaus.