Manaus, Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Adaf realiza treinamento para os novos servidores concursados

16:24 - 07/07/2020

 

Nesta semana, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) deu início ao treinamento de nivelamento em serviço aos novos servidores da Adaf, que foram empossados na última sexta-feira (03/07).

O treinamento é ministrado pelos gerentes técnicos e chefes dos departamentos da agência, e acontece ao lado de palestras institucionais dos representantes da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuária e Florestal e Sustentável (Idam).

Ao todo, 52 profissionais receberam informações relativas às ações desenvolvidas pela agência no âmbito da defesa vegetal, saúde animal, inspeção de produtos agropecuários, fiscalização de insumos veterinários e cadastro de agrotóxicos, além de orientações fornecidas pelo departamento administrativo financeiro.

Os demais aprovados no concurso ainda serão empossados, sendo um grupo nesta quarta-feira (08/07) e outro na próxima segunda-feira (13/07).

“Esse treinamento de nivelamento está nos dando uma noção, uma base do que iremos encontrar em campo. Então é de suma importância para nos prevenir de futuras situações que possam estar acontecendo na área que nós vamos atuar, assim como nas áreas dos agrônomos, veterinários, técnicos, assistentes e afins”, comentou Tiago de Lay Freitas, que atuará como técnico de fiscalização agropecuária, no distrito de Santo Antônio do Matupi, no município de Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus).

Conhecimento – Para o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo, o treinamento em serviço dos novos servidores da agência é uma oportunidade dar conhecimento sobre o trabalho realizado pelo Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS) para o desenvolvimento do setor primário no Amazonas.

“É uma oportunidade para conhecerem o trabalho realizado por cada departamento, pelas gerências técnicas e administrativas da Adaf, e o momento de apresentar a legislação de defesa agropecuária que deve ser aplicada no desenvolvimento dos programas sanitários das áreas animal e vegetal, inspeção de produtos agropecuários e cadastro e fiscalização de revendas de insumos veterinários e agrotóxicos, para que possam desenvolver o seu trabalho com conhecimento e segurança nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal e nos Postos de Fiscalização Agropecuária, onde serão lotados”, destacou o diretor-presidente.

Devido à pandemia do novo coronavírus, a Adaf estabeleceu um cronograma de posse e treinamentos que segue até o dia 15 de julho. A primeira turma finaliza o treinamento hoje.

Ao todo, 134 nomeados serão empossados para assumirem cargos no quadro efetivo da Adaf.

Sobre a agência – A Adaf tem como missão garantir a preservação do patrimônio animal e vegetal do estado do Amazonas por meio da proteção à saúde dos animais e à sanidade dos vegetais, da idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária, além da identidade, qualidade e segurança higiênico-sanitária dos alimentos e demais produtos agropecuários, contribuindo para o incremento sustentável da produção agropecuária.

FOTOS: Divulgação/Adaf