Manaus, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Adaf realiza treinamento para servidores

14:47 - 12/05/2021

Em atenção às Portarias 273/2021 (federal) e 77/2021 (estadual), a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) realizou, na manhã desta quarta-feira (12), um treinamento para os servidores das unidades locais e barreiras de vigilância agropecuária com ênfase na fiscalização do trânsito interestadual de frutos hospedeiros da Praga Quarentenária Mosca da Carambola oriundos do Estado de Roraima.


A abertura do evento foi realizada pelo diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo, e o treinamento foi ministrado pelo gerente de Defesa Vegetal da agência, Luiz Fernando da Silva, e pelo engenheiro agrônomo Sivandro Campos.

 


Recentemente, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) declarou área sob quarentena no Estado de Roraima os municípios de Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Normandia, Uiramutã, Pacaraima e Boa Vista. Portanto, está proibida a saída de frutos hospedeiros da praga a partir desses municípios.

A mosca-da-carambola ataca mais de 30 espécies, como manga, goiaba, tomate, acerola, pimenta-de-cheiro, laranja e carambola, entre outras. Representa grande ameaça econômica e social ao Brasil, com potencial para inviabilizar a fruticultura nacional.