Manaus, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Adaf registra primeira granja avícola do município de Parintins

17:00 - 16/06/2022

Propriedade tem capacidade produtiva de 196,5 mil ovos ao mês e conta com 3,5 mil aves

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), entregou, na quarta-feira (15/06), o certificado de registro à primeira granja avícola produtora de ovos do município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A Granja Avefran está localizada no Ramal do Mato Grosso, naquele município, e é a 17ª, no Amazonas, a obter o registro de estabelecimento avícola junto à Adaf.

Atualmente, além de Parintins, Presidente Figueiredo, Manaus, Manacapuru, Tefé, Iranduba e Careiro Castanho já têm granjas registradas pela autarquia. Responsável por atestar que as normas de biossegurança estão sendo seguidas pela propriedade, conforme preconiza o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o registro é concedido pela Adaf por meio da Gerência de Defesa Animal (GDA).

Com um tempo de tramitação de aproximadamente seis meses, o processo de obtenção do registro exige que os interessados apresentem documentos, passem por vistorias e promovam adequações quanto às instalações, quando necessário.

A Granja Avefran tem capacidade produtiva de 196,5 mil ovos ao mês e conta com 3,5 mil aves. Segundo a responsável pela Unidade Local da Adaf, em Parintins, Diélia Maria Picanço Pessoa, além de atestar a qualidade da produção, o registro contribui para a economia do município.

“Por ser uma granja legalizada, teremos ovos de qualidade e mais empregos. Esperamos que outras granjas busquem o registro para que possam abastecer o município, fazendo assim nossa economia mais forte”, destacou.

Registrada no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a granja atualmente abastece o mercado local. Caso o empreendedor tenha interesse em comercializar seus produtos para outras cidades do Amazonas, precisará solicitar junto à Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Gipoa) o registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE-AM).

Entrega de veículo

O escritório da Adaf em Parintins recebeu do Governo do Amazonas um automóvel modelo Chevrolet S10. Com a identidade visual da autarquia, a picape com tração 4 x 4 tem capacidade para transportar até cinco pessoas e tem o objetivo de facilitar o acesso dos servidores da defesa agropecuária às propriedades mais distantes da sede do município.

Parintins é considerada estratégica para a economia do estado. Com um rebanho de mais de 49 mil bovinos, até o segundo semestre de 2021, a cidade é a quarta em número de animais do tipo, dentre os municípios do Bloco 2, sendo responsável também por um índice de vacinação contra a febre aftosa superior a 90%, tanto na primeira quanto na segunda etapa da campanha Amazonas Sem Febre Aftosa.

O índice contribui para a sanidade do rebanho local e, consequentemente, para a maior qualidade dos produtos de origem animal produzidos na cidade.

Entre as atividades desenvolvidas pela Adaf em Parintins estão cadastramento de rebanho, notificação de vacinação contra febre aftosa, emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA), cadastramento e georreferenciamento de propriedades rurais, fiscalização de eventos agropecuários, atendimento a suspeita de focos de doenças, vacinação assistida, vigilância de propriedades de risco e educação sanitária voltada.

A Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) da Adaf foi inaugurada, em Parintins, em dezembro de 2012, herdando as instalações, equipamentos, mão de obra, atribuições e competências da Comissão de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav).