Manaus, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Adaf vai ofertar atendimentos na modalidade remota a partir da segunda-feira (24/01)

16:00 - 19/01/2022

bjetivo é facilitar acesso do produtor rural aos serviços já ofertados pela autarquia na modalidade presencial

 

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) vai iniciar, na segunda-feira (24/01), a realização de atendimento remoto, via plataforma digital vinculada ao aplicativo de mensagens WhatsApp. A iniciativa tem o objetivo de ampliar os atendimentos realizados na sede da autarquia, em Manaus, e nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs), no interior do Amazonas.

Prestes a completar dez anos de existência, a Adaf atua na defesa e sanidade animal e vegetal, no Amazonas, e pretende por meio dessa inovação beneficiar os produtores regulares que atuam na criação de animais, na agricultura e na comercialização de produtos de origem animal e vegetal.

O médico veterinário e fiscal agropecuário da Adaf, Laércio dos Reis, que integra a Gerência de Defesa Animal (GDA), um dos setores envolvidos no processo de homologação ao software, explica que a ampliação dos canais de atendimento da Agência vai oportunizar aos produtores rurais a solicitação de forma digital de serviços como emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), atualização cadastral de rebanhos, além da notificação de vacinas de febre aftosa e de brucelose.

“O sistema entra em operação de forma efetiva no dia 24. No total, cinco servidores da Adaf e um do Fundo de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (Fundepec/AM) estão envolvidos no processo de gestão e atendimento do chat. O objetivo da Adaf ao aderir à ferramenta de automação é dinamizar o alcance do produtor ao serviço sanitário oficial de forma célere e sem dificuldades logísticas”, destacou Laércio.

Patrocínio – O Fundepec, fundo criado para indenizar os produtores rurais, na hipótese de sacrifício ou abate animal para fins sanitários, entre outras atribuições, atuará como parceiro da Adaf e patrocinador da adesão à ferramenta de automação. A organização associativa civil também disponibilizará serviços específicos ao seu público-alvo. 

Funcionamento – Os servidores que vão atuar como atendentes na plataforma já passaram por treinamento e estão aptos a interagir de forma automática com todos aqueles que entrarem em contato com a Adaf, por meio do telefone (92) 99238-5568 (WhatsApp). O sistema, operado por meio de inteligência artificial, direciona o interessado a um atendente para que seja protocolizada a solicitação.

Avaliação – Ao término de cada atendimento, os produtores terão ainda a possibilidade de avaliar a experiência junto a plataforma e o grau de satisfação quanto ao atendimento recebido. O recurso busca otimizar os serviços ofertados pela ferramenta, de acordo com o perfil do público.