Manaus, Sábado, 27 de Abril de 2024

Adaf vistoria estrutura da 7ª Feira de Agronegócios Nilton Lins

16:27 - 02/08/2023

A autarquia é responsável por autorizar e fiscalizar a realização de eventos agropecuários que tenham a presença de animais

 

Fiscais da Unidade Veterinária Local (UVL) de Manaus vistoriaram, nesta quarta-feira (02/08), a estrutura da 7ª edição da Feira de Agronegócios Nilton Lins. O evento agropecuário ocorrerá de 9 a 13 de agosto, no campus da Universidade Nilton Lins, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

O procedimento é obrigatório para que a autarquia conceda a autorização para a realização do evento e tem o objetivo de avaliar a infraestrutura do local e itens de segurança necessários para garantir a sanidade dos animais e impedir a transmissão de doenças entre eles. A previsão é de que a Feira de Agronegócios tenha a participação de 400 bovinos, 150 equinos, 150 caprinos e 150 ovinos.

Segundo o técnico em fiscalização agropecuária Jonilson Macedo, mais uma vistoria será realizada para que haja a liberação do evento. “Nessa primeira visita, o objetivo é avaliar o local onde os animais vão ficar, para evitar o estresse e garantir o bem-estar deles, apontando o que precisa ser feito para garantir o conforto e segurança deles. Depois, uma nova vistoria vai avaliar se todas as exigências foram cumpridas”, afirmou.

No Amazonas, a Adaf é o órgão competente para autorizar e fiscalizar a realização de eventos agropecuários que tenham a presença de animais em sua programação. Entre estes eventos estão leilões, exposições, feiras, cavalgadas, torneios leiteiros, corridas, entre outros. Até o momento, a agência já autorizou a realização de 49 eventos agropecuários este ano.

Ao longo de toda a Feira de Agronegócios Nilton Lins, servidores da Agência de Defesa vão atuar para assegurar a sanidade e o bem-estar dos animais expostos e comercializados. Para que isso aconteça, equipes da autarquia vão examinar as condições dos animais e avaliar o espaço onde eles serão alocados. O propósito é prevenir a ocorrência e a entrada de zoonoses no estado, assim como zelar pela economia local.

Feira

A Feira de Agronegócios Nilton Lins está em sua sétima edição e é considerada um dos principais eventos do setor primário no Amazonas. Neste ano, a expectativa é que o evento receba 100 mil visitantes por dia, e amplie o apoio e a geração de novos negócios no segmento. O evento contará com a realização de competições e torneios de hipismo e tambores.