Manaus, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Agentes agropecuários da Adaf fiscalizam doses de vacina contra febre em Manaus

09:48 - 26/03/2018

Em Manaus fiscais agropecuários da Unidade Veterinária Local (UVL), da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), órgão integrante do Sistema Sepror fiscalizaram 50 mil doses de vacina contra febre aftosa. As doses da vacina chegaram na casa Agropecuária Agrominas, localizada na capital e vai subsidiar pecuaristas da região metropolitana para imunizar seu rebanho nesta primeira etapa da campanha “Amazonas sem Febre Aftosa . A fiscalização foi realizada na última sexta-feira, 23.

De acordo com o órgão cabe à Adaf a missão de fiscalizar a recepção e o armazenamento, na chegada da vacina. Essa fiscalização é realizada em casas agropecuárias credenciadas pela Adaf. Durante a ação os fiscais da entidade não identificaram nenhuma anormalidade.

Defesa sanitária animal – Esta atividade faz parte das ações de defesa sanitária animal para promover a erradicação da doença em todo o Estado, de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa(PNEFA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que tem como estratégia principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).