Manaus, Sábado, 13 de Abril de 2024

Nota – Amazonas não tem ocorrência da praga quarentenária Mosca-da-Carambola

10:59 - 14/11/2023

A  Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) reforça que não há ocorrência da praga quarentenária Mosca-da-Carambola no Amazonas, levando em consideração a Portaria nº 627, publicada na segunda-feira (13/11), pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), sobre o estado de emergência fitossanitária para a praga quarentenária presente Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola) nos estados do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima.

A autarquia destaca também que, mesmo o estado sendo uma área sem ocorrência da praga, ações de prevenção são realizadas diuturnamente por meio da fiscalização do trânsito interestadual de vegetais e suas partes, junto às suas sete Barreiras de Vigilância Agropecuária (BVAs) e de forma alinhada com o Programa Nacional de Erradicação da Mosca-da-Carambola no estado.

Para evitar a entrada da Mosca-da-Carambola no estado, a Adaf também promove a realização de ações de educação sanitária, por meio de palestras e distribuição e divulgação de materiais informativos sobre a praga, além de monitorar armadilhas tipo Jackson, utilizadas como estratégia de monitoramento da praga quarentenária, em cidades como Nhamundá e Parintins.

As diretrizes e medidas a serem adotadas para o enfrentamento à situação serão indicadas brevemente em Ato do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Assim, a autarquia reitera a ausência da praga no Amazonas.

Foto: Critstiane Ramos/Embrapa