Manaus, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Amazonas promove I Fórum Amazonas Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, em Autazes

13:23 - 08/07/2019

O Amazonas promoverá, no dia 24 de julho, o I Fórum Amazonas Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, em Autazes (a 113 quilômetros de Manaus). O evento, coordenado pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), pretende reunir produtores rurais, pecuaristas, lideranças institucionais, empresários e técnicos para discutir sobre o Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), visando a suspensão da vacinação, as principais mudanças para os pecuaristas e a situação do Amazonas neste cenário.

Sobre o evento – O Fórum vai acontecer no Parque de Exposição Jair de Menezes Tupinambá, em Autazes, durante a programação do XVIII Festival do Leite e a XVII Feira Agropecuária, a partir das 8h30, numa parceria do Governo do Amazonas, por meio do Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS) e prefeitura municipal de Autazes. Os interessados deverão realizar a inscrição por meio do site da Adaf (www.adaf.am.gov.br).

Todos os estados da federação brasileira vêm realizando o fórum, exceto Santa Catarina, que hoje é o único estado livre de febre aftosa sem vacinação.

“A proposta do evento é a de divulgar o plano para os nossos pecuaristas, para que entendam suas responsabilidades dentro do contexto sanitário do país e, claro, no nível do estado, considerando que o Brasil nos últimos dez anos vem galgando posições de destaque no mercado mundial de produtos de origem animal”, comentou o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo.

Status sanitário do Amazonas – O Amazonas atualmente é livre de febre aftosa com vacinação e reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

De acordo com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), o plano estratégico que prevê a retirada da vacina contra febre aftosa no país tem como principal objetivo criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação, protegendo o patrimônio pecuário nacional e gerando o máximo de benefícios aos atores envolvidos e à sociedade brasileira.

“Esse fórum será um ambiente onde discutiremos as estratégias necessárias para que possamos superar as observações verificadas nas auditorias do Ministério da Agricultura. Um espaço onde serão socializadas quais as estratégias a serem tomadas – onde será colocada a barreira, onde será feito o controle de trânsito – e onde os produtores também poderão dizer das dificuldades, dizer onde a coisa está apertando, colocar suas sugestões”, destacou o superintendente Federal da Agricultura no Amazonas (SFA-AM/Mapa), Guilherme Pessoa.

Quarta-feira (24/07)

8h – Recepção aos Participantes

8h30 – Abertura com representantes do setor público e da iniciativa privada do setor pecuário

9h15 – Histórico e apresentação do Plano estratégico Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA)