Manaus, Sábado, 27 de Abril de 2024

Avaliação presencial de curso de certificação fitossanitária da Adaf acontece amanhã (12/09)

10:20 - 11/09/2023

As provas serão realizadas das 8h às 12h, em cinco municípios

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) realiza, nesta terça-feira (12/09), a avaliação presencial do 5º Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC). As provas serão realizadas das 8h às 12h, nos municípios de Manaus, Boca do Acre, Humaitá, Parintins e Tefé.


O curso teórico, organizado pela Gerência de Defesa Vegetal (GDV), aconteceu de 29 a 31 de agosto, na modalidade on-line, por meio do Google Meet, e teve investimento de R$ 215. A atividade teve o objetivo de promover a habilitação de engenheiros agrônomos com registro profissional em dia no conselho de classe em relação às pragas quarentenárias presentes: Moko da Bananeira – Ralstonia solanacearum raça 2 – e Sigatoka Negra – Mycosphaerella fijiensis.

Durante o curso, foram ofertadas 50 vagas. Os participantes que tiverem dúvidas podem contatar a GDV, por meio do telefone (92) 99390-1750 ou pelo e-mail gdv@adaf.am.gov.br.

O CFO e o CFOC são documentos oficiais que comprovam a condição fitossanitária da origem de um produto agrícola ou de suas partes, com objetivo de prevenir a disseminação de pragas dentro do estado. O CFO certifica o produto vegetal na unidade produtiva (propriedade rural) e o CFOC certifica na unidade de consolidação (beneficiadora, processadora ou embaladora).