Manaus, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Bezerras de 3 a 8 meses devem ser imunizadas contra brucelose até 31 de maio

10:02 - 18/05/2021

 

Bezerras bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses devem ser imunizadas contra brucelose até o dia 31 de maio. O alerta é do Governo do Amazonas, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf). Após a vacinação, os criadores devem declarar a imunização junto a uma Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) da agência no interior.

Os produtores que não possuírem fêmeas na faixa etária inicial durante a etapa da campanha deverão comparecer a uma Ulsav para comprovar a ausência desses animais na propriedade.

As vacinas  são adquiridas em revendas agropecuárias, receitadas por um médico veterinário cadastrado na agência. A lista dos médicos cadastrados pode ser acessada no link (http://www.adaf.am.gov.br/pncebt/relacao_dos_medicos_veterinarios_cadastrados_pncebt-adaf/).

No Amazonas, a campanha de vacinação ocorre nos dois semestres, nos períodos de janeiro a 31 de maio e de 1º de julho a 30 de novembro.

Penalidade – Os produtores que não realizarem a vacinação e a declaração estão sujeitos às penalidades previstas na Lei Estadual nº 2.923, podendo receber multa, além de ficarem impedidos de emitir Guia de Trânsito Animal (GTA) – documento obrigatório para o trânsito de animal para qualquer finalidade, tanto para dentro quanto para fora do estado. Além disso, ficam impedidos de participar de eventos agropecuários.

No Amazonas, a multa é de R$ 40 por cabeça de gado não imunizado, mais R$ 300 por propriedade, além de pagamento dos custos de deslocamento da equipe da Adaf para fiscalizar e regularizar a vacinação.

 

FOTO: Divulgação/Adaf