Manaus, Sábado, 27 de Abril de 2024

Caravana da Monilíase sensibiliza mais de 300 pessoas em Presidente Figueiredo

11:37 - 09/11/2023

Atividade promovida pelo Mapa e pela Adaf teve como público-alvo estudantes, professores, técnicos do setor primário e produtores

A Caravana da Monilíase promovida, na semana passada, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), na cidade de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus), sensibilizou mais de 300 estudantes, professores, técnicos do setor primário e produtores rurais sobre a importância da prevenção à praga quarentenária monilíase do cacaueiro.

 

Segundo o engenheiro agrônomo da Gerência de Defesa Vegetal (GDV) Acássio Eugênio, a ação naquele município teve a prevenção como foco, uma vez que não há casos da praga no local.

“É importante destacar que, em Presidente Figueiredo, o mote da caravana foi orientar os participantes sobre medidas preventivas à monilíase. Em agosto, a primeira etapa da ‘Caravana de Educação para Prevenção da Monilíase: é preciso conhecer para combater!’ aconteceu em Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte, cidades que já têm focos da doença”, destacou.

Composta por rodas de conversa, dinâmicas e esclarecimentos de dúvidas sobre a doença, a atividade de educação sanitária alcançou 303 participantes, entre estudantes, professores, técnicos do setor primário e produtores rurais, que agora serão multiplicadores do conhecimento obtido.

No primeiro dia de atividade, representantes da Secretaria Municipal de Produção de Presidente Figueiredo (Semada), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e da Adaf receberam um treinamento sobre os sintomas característicos da monilíase, prevenção e protocolos de notificação de casos suspeitos. A capacitação aconteceu no auditório do Instituto Federal do Amazonas (Ifam/Campus Presidente Figueiredo) e teve a participação do Sistema Sepror.

O segundo dia de ação foi realizado no Ifam, na Escola Estadual Maria Calderaro, e nas escolas estaduais Presidente Figueiredo e Maria Eva dos Santos, com o objetivo de repassar conhecimentos aos estudantes.

Já no dia 1º de novembro, último dia de caravana no município, houve uma reunião com comunidades de agricultores locais e toda a população, no Centro Comunitário do Ramal do Paulista, no quilômetro 180.

Doença

A monilíase do Cupuaçuzeiro e Cacaueiro, causada pelo fungo Moniliophthora roreri, é uma praga devastadora que afeta plantas do gênero Theobroma e Herrania, como o cacau (Theobroma cacao L.) e o cupuaçu (Theobroma grandiflorum), causando perdas na produção de frutos, na renda dos agricultores e redução da oferta de cupuaçu e cacau no mercado.

O primeiro foco da praga no Brasil foi identificado em julho de 2021, em área residencial urbana no município de Cruzeiro do Sul (AC). Em novembro de 2022, um novo foco da praga foi detectado em comunidades rurais ribeirinhas, nos municípios de Tabatinga e Benjamin Constant, no Amazonas.

Em 2023, um foco da doença também foi detectado na cidade de Atalaia do Norte.