Manaus, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Com apoio da Adaf, Mapa realiza palestra para universitários e pós-graduandos da Ufam

09:46 - 24/11/2022

Atividade teve como tema a praga quarentenária fusariose da bananeira – Raça 4 Tropical

Seguindo o cronograma de ações da força-tarefa de educação sanitária montada para evitar a entrada da praga fusariose da bananeira – Raça 4 Tropical, no Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou, na quarta-feira (23/11), com o apoio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), uma palestra sobre o tema para universitários e pós-graduandos do curso de Agronomia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e de faculdades particulares.

 

A atividade aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Ufam e teve como palestrante o engenheiro agrônomo e fitopatologista da Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo (SFA-SP), Wilson da Silva Moraes. No evento, ele apresentou o Plano Nacional de Prevenção e Vigilância da Fusariose da Bananeira – Raça 4 Tropical (PNPV/Foc R4T), instituído pelo Mapa no âmbito do Programa Nacional de Prevenção e Vigilância de Pragas Quarentenárias Ausentes, por meio da Instrução Normativa nº 30/2020.

“É importante ensinar como identificar as doenças, o que é preciso fazer para prevenir a entrada da praga no Brasil, e alertar para a importância da comunicação imediata, junto ao serviço de extensão rural ou da defesa agropecuária, sobre a presença de plantas doentes. Por meio da educação sanitária, orientamos os profissionais e estudantes da área sobre a prevenção e a vigilância da fusariose da bananeira – Raça 4 Tropical”, destacou o palestrante.

O PNPV/Foc R4T estabelece as diretrizes e os procedimentos operacionais para aplicação de medidas de prevenção e de contingência (contenção, supressão e erradicação) de focos da Raça 4 Tropical, incluindo ações de educação fitossanitária; capacitação; elaboração, coordenação e execução de ações fitossanitárias para prevenção; e elaboração, coordenação e execução de ações fitossanitárias para contingência.

Para prevenir a entrada da fusariose da bananeira – Raça 4 Tropical, no Brasil, as Superintendências Federais da Agricultura realizam também anualmente, em articulação com os Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Vegetal, incluindo a Adaf, levantamentos fitossanitários específicos de detecção da praga Foc R4T.