Manaus, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Com participação da Adaf, operação apreende 1,5 toneladas de alimentos vencidos

10:04 - 16/12/2021

Produtos foram flagrados em estabelecimento clandestino na zona oeste de Manaus

Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (Adaf) apreenderam, nesta quarta-feira (15/12), em parceria com a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon), 1,5 tonelada de alimentos impróprios para o consumo, em um estabelecimento clandestino, na rua Raul de Azevedo, bairro Santo Agostinho, zona oeste de Manaus. Os materiais foram recolhidos durante a Operação Laticínio Precário, deflagrada para coibir a comercialização de produtos em condições sanitárias insatisfatórias.

Após denúncias anônimas, as equipes flagraram, no local, produtos de origem animal como queijo, presunto e peito de peru vencidos, já fatiados e prontos para venda. Ausência de rotulagem, falta de registro no Sistema de Inspeção, e ausência de nota fiscal e de autorização para fracionamento também estiveram entre as irregularidades identificadas pelos fiscais. O porcionamento dos alimentos era a forma utilizada pelo proprietário da empresa para dificultar que os consumidores notassem as irregularidades.

As mercadorias foram apreendidas e imediatamente descartadas no aterro sanitário. Um auto de infração foi lavrado e o estabelecimento deverá apresentar defesa junto à Adaf, dentro de 30 dias. Os proprietários da empresa responderão ainda a um inquérito policial por crimes contra as relações de consumo, contra o consumidor e contra a saúde pública.

A Adaf e a Decon alertam os consumidores a ficarem atentos à procedência dos produtos que estão adquirindo. O consumo de produtos sem origem comprovada e manipulados em desacordo com as normas sanitárias representa um grave risco à saúde da população.

Denúncias de irregularidades relacionadas ao processamento de alimentos de origem animal podem ser encaminhadas à Adaf por meio da Ouvidoria da agência, no telefone (92) 99380-9174 ou no e-mail ouvidoria@adaf.am.gov.br.

Disque-denúncia – A população também pode acionar a Decon pelo número (92) 3214-2264 ou pelo disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o 181. Outro telefone para denúncia é o (92) 99382-2906.
As pessoas também podem formalizar a queixa na sede da delegacia, localizada na rua Desembargador Felismino Soares, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul da capital.