Com participação da Adaf, operação apreende 1,5 toneladas de alimentos vencidos

Produtos foram flagrados em estabelecimento clandestino na zona oeste de Manaus

Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (Adaf) apreenderam, nesta quarta-feira (15/12), em parceria com a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon), 1,5 tonelada de alimentos impróprios para o consumo, em um estabelecimento clandestino, na rua Raul de Azevedo, bairro Santo Agostinho, zona oeste de Manaus. Os materiais foram recolhidos durante a Operação Laticínio Precário, deflagrada para coibir a comercialização de produtos em condições sanitárias insatisfatórias.

Após denúncias anônimas, as equipes flagraram, no local, produtos de origem animal como queijo, presunto e peito de peru vencidos, já fatiados e prontos para venda. Ausência de rotulagem, falta de registro no Sistema de Inspeção, e ausência de nota fiscal e de autorização para fracionamento também estiveram entre as irregularidades identificadas pelos fiscais. O porcionamento dos alimentos era a forma utilizada pelo proprietário da empresa para dificultar que os consumidores notassem as irregularidades.

As mercadorias foram apreendidas e imediatamente descartadas no aterro sanitário. Um auto de infração foi lavrado e o estabelecimento deverá apresentar defesa junto à Adaf, dentro de 30 dias. Os proprietários da empresa responderão ainda a um inquérito policial por crimes contra as relações de consumo, contra o consumidor e contra a saúde pública.

A Adaf e a Decon alertam os consumidores a ficarem atentos à procedência dos produtos que estão adquirindo. O consumo de produtos sem origem comprovada e manipulados em desacordo com as normas sanitárias representa um grave risco à saúde da população.

Denúncias de irregularidades relacionadas ao processamento de alimentos de origem animal podem ser encaminhadas à Adaf por meio da Ouvidoria da agência, no telefone (92) 99380-9174 ou no e-mail ouvidoria@adaf.am.gov.br.

Disque-denúncia – A população também pode acionar a Decon pelo número (92) 3214-2264 ou pelo disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o 181. Outro telefone para denúncia é o (92) 99382-2906.
As pessoas também podem formalizar a queixa na sede da delegacia, localizada na rua Desembargador Felismino Soares, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul da capital.