Manaus, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Em Humaitá, frigorífico busca certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção concedida pela Adaf

14:07 - 09/02/2023

Com capacidade para abater 300 animais por dia e produzir 98 mil quilos de carne, Frigoraça busca certificação Sisbi-POA, para produtos de origem animal

Abatedouro e frigorífico de carne bovina localizado em Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), o Frigoraça está implementando os últimos detalhes para obtenção da certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). No Amazonas, a certificação é concedida pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf) e permite a comercialização dos produtos certificados em qualquer unidade da federação. O diretor-presidente da Adaf, José Omena, visitou as instalações do Frigoraça e atestou o rigor sanitário adotado no estabelecimento.

O Frigoraça será o quinto empreendimento a obter a certificação Sisbi-POA no Amazonas. A planta tem capacidade para abater 300 animais por dia e planeja vender, para Rondônia e outros estados, carne processada no município de Humaitá. O frigorífico será o segundo de carne bovina a obter o Sisbi no Amazonas. O primeiro foi o Frigonosso, em Boca do Acre. Os outros três empreendimentos com Sisbi no estado são as duas plantas da Frigopesca, empresa do empresário Raimundo Chikó, em Manacapuru e Anamã; e o Frigorifico 3 Rios, de beneficiamento de peixe congelado, em Manacapuru.

Após visitar as instalações do Frigoraça, o diretor-presidente da Adaf, José Omena, confirmou que se trata de uma das plantas frigoríficas mais modernas do estado, e assegura que, da parte da Adaf, há a maior celeridade possível no processo de certificação da unidade.

“A Adaf é parceira dos empreendedores do Amazonas. Para nós é uma satisfação constatar o nível de cuidado sanitário que o Frigoraça adota em sua planta. Não temos dúvida que, muito em breve, o município de Humaitá terá seu primeiro frigorífico com certificação Sisbi, vendendo carne de excelente qualidade para todo o país”, destaca.

Frigoraça é a nova razão social do Frigorífico Amazonas em Humaitá. A unidade foi inaugurada em 2020 e tem capacidade para produzir 98 mil quilos de carne inspecionada diariamente.

Certificação Sisbi

Estabelecimentos interessados em dar entrada no processo de adesão ao Sisbi-POA devem preencher o Requerimento de Adesão disponível no endereço eletrônico http://www.adaf.am.gov.br/sisbipoa/.

Após o envio do requerimento, uma auditoria documental é realizada pela equipe da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Gipoa) da Adaf, e, comprovada a conformidade dos documentos, é avaliada a possibilidade de uma visita presencial ao empreendimento para a produção de um Relatório de Auditoria. Encerrada essa fase, um parecer técnico favorável  ou desfavorável é emitido.