Manaus, Sábado, 27 de Abril de 2024

Em São Gabriel da Cachoeira, Adaf realiza atividade de educação sanitária

15:56 - 27/02/2019

Uma equipe de médicos veterinários, da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), no município de São Gabriel da Cachoeira, distante a 852 quilômetros de Manaus, dentro do trabalho de defesa à saúde animal, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Controle de Raiva dos Herbívoros (PNCRH), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizou atividade de educação sanitária, para alunos do curso médio técnico em agropecuária, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) também foi abordado.

De acordo com a Adaf, esta mesma atividade será executada nos municípios de Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos. Nessas regiões, além da educação sanitária sobre a raiva em herbívoros, será realizado controle de morcegos hematófagos mediante ao método seletivo direto nas propriedades dos respectivos municípios.

“Caso o produtor  identifique a existência de abrigo de morcegos e mordidas em animais de produção, é necessário que notifique a Adaf”, reforça o coordenador estadual do PNCRH, Arthêmio Coêlho.

Sobre o PNCRH- O programa de controle da raiva dos herbívoros estabelecem suas ações visando baixar a prevalência da doença na população de animais de produção do Brasil e não à convivência com a doença.  O programa também realiza ações para a prevenção e o controle das Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis –  EET, que abrange a vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina – EEB e a Paraplexia Enzoótica dos Ovinos – Scrapie. Tendo em vista diminuição dos agravos econômicos à pecuária.

Suas principais atividade desenvolvidas no Amazonas são: educação sanitária; cadastramento e monitoramento de abrigo de morcegos hematófagos, vigilância em áreas ou propriedade de risco, atendimento aos focos da doença e capturas de morcegos.