Manaus, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Empreendimento oferece miúdos de bovinos com certificado de qualidade

11:06 - 23/02/2018

Dentro do trabalho de inspeção e fiscalização, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), órgão integrante do Sistema Sepror certificou o primeiro estabelecimento que oferece miúdos de bovinos na capital de Manaus. O empreendimento, Rabi Carnes localizado, na Rua 230, Núcleo 21, no bairro Cidade Nova passa operar com o Serviço de Inspeção Estadual (SIE-AM).

Certificado de qualidade- De acordo com o diretor-presidente da Adaf, Sergio Muniz o empreendimento vai atuar com o certificado de qualidade. O SIE concedido pela agência é a garantia de que o estabelecimento está de acordo com as regras sanitárias do segmento.

“Este empreendimento é mais uma empresa que estamos colocando dentro da normalidade que vai gerar emprego e renda. Estamos certificando a garantia dessa marca que logo estará expandindo o seu negócio na capital para mercados, açougues e até mesmo para a merenda escolar”, destacou o diretor-presidente, Sergio Muniz.

Sergio explica que esta é mais opção para o consumidor e o responsável do empreendimento terá possivelmente a oportunidade de fornecer seus produtos para o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (PREME), da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Ads), órgão vinculado à Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror).

Fornecimento- O empresário Raibi Aguiar, 49 anos responsável pelo estabelecimento afirma que já fornece cerca de 500 quilos de mocotó por semana à sopearias da cidade. Em média cinco empreendimentos de sopa da cidade procuram pelo seu produto. Além disso, fornece também bucho misto para restaurantes, comércios, açougues e mercadinhos. Ao todo são 700 quilos por semana. “ Eu iniciei trabalhar com essas vísceras em feiras e agora tenho o meu próprio estabelecimento com certificado de qualidade e a ideia é expandir mais ainda o meu comércio”, comentou.

Raibi conta que adquiri a “matéria-prima” através de matadouros com SIE do município de Iranduba e de Manaus e o Serviço de Inspeção Federal (SIF) e quando chega no seu estabelecimento o produto é processado, rotulado e enviado para o comércio. Os miúdos de bovinos entre eles: fígado, coração mocotó, bucho misto, língua e outros fazem parte da linha de produtos do estabelecimento. Atualmente os miúdos são altamente nutritivos e muito utilizados em pratos gourmets.

Sobre o SIE: O Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Adaf atua em estabelecimentos de abate, fábricas de embutidos, laticínios e queijarias, entreposto de pescados, carne e outros.  O SIE  é para produtos destinados ao comércio estadual e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) utiliza S.I.F. quando a produção destina-se ao comércio interestadual.